Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5797
Tipo: Dissertação
Título: Vivências e experiências: a colonização e a agricultura itaporanense entre as décadas de 1940 e 1970
Autor(es): Zanata, Paulo Rodolfo Bork
Primeiro Orientador: Leite, Eudes Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Paulo Roberto Cimó
metadata.dc.contributor.referee2: Arakaki, Suzana
Resumo: Este estudo tem como proposta compreender as transformações do meio rural do município de Itaporã a partir de experiências de vida e trabalho de pessoas que se envolveram diretamente nesse processo. Tendo as fontes orais como principais recursos para esse trabalho, seguindo os pressupostos teórico-metodológicos através da História Oral, a memória se torna um objeto de grande importância para essa dissertação. Ao lado dessas, também se tem como estratégia o diálogo com fontes de outros tipos como as fotografias de época e periódicos impressos. A partir da análise dessas fontes buscar-se-á compreender o percurso envolvendo desde o processo de colonização com a criação da Colônia Municipal de Dourados (CMD), e meados da década de 1940, passando pela emancipação de Itaporã em 1953/4, chegando até a década de 1970, quando a agricultura estabelecida e desenvolvida desde as décadas de 1940 a 1960, passa por profundas transformações alterando essa quase que por completo em termos socioeconômicos e de técnicas de produção.
Abstract: Este estudio tiene como propuesta comprender las transformaciones del medio rural del municipio de Itaporã a partir de experiencias de vida y trabajo de personas que se involucraron directamente en ese proceso. Con las fuentes orales como principales recursos para ese trabajo, siguiendo los presupuestos teórico-metodológicos a través de la Historia Oral, la memoria se convierte en un objeto de gran importancia para esa disertación. Al lado de éstas, también se tiene como estrategia el diálogo con fuentes de otros tipos como las fotografías de época y periódicos impresos. A partir del análisis de esas fuentes se buscará comprender el recorrido envolviendo desde el proceso de colonización con la creación de la Colonia Municipal de Dourados (CMD), y mediados de la década de 1940, pasando por la emancipación de Itaporã en 1953/4, llegando hasta la década de 1970, cuando la agricultura establecida y desarrollada desde las décadas de 1940 a 1960, pasa por profundas transformaciones alterando esa casi por completo en términos socioeconómicos y de técnicas de producción.
Palavras-chave: Colônia municipal
Municipal colony
História
History
Memória
Memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: ZANATA, Paulo Rodolfo Bork. Vivências e experiências: a colonização e a agricultura itaporanense entre as décadas de 1940 e 1970. 2019. 218 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5797
Data do documento: 22-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloRodolfoBorkZanata.pdf6,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.