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Tipo: Dissertação
Título: Uma Análise discursiva da obra Não tenho culpa que a vida seja como ela é,de Nelson Rodrigues
Autor(es): Pieper, Elza Carolina Beckman
Primeiro Orientador: Góis, Marcos Lúcio de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Adair Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Eudes Fernando
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Célia Regina Delácio
metadata.dc.contributor.referee4: Barzotto, Leoné Astride
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar o discurso em Nelson Rodrigues, mobilizando Dominique Maingueneau como a principal referência teórica. Na obra O discurso pornográfico (2010), Maingueneau trabalha “o texto pornográfico, relacionando-o a gêneros cujas condições de surgimento e cujo funcionamento podem ser claramente analisados”. No Prefácio, o autor faz uma relação entre sexualidade, erotismo e pornografia, afirmando que o uso do adjetivo “pornográfico” é suficiente para “desqualificar tudo aquilo a que ele esteja associado” (idem, p.7-9). Assim, o problema de pesquisa que se quer abordar nesta dissertação tem a ver com a seguinte observação: até que ponto Nelson Rodrigues pode, de fato, ser considerado um autor pornográfico? Para tanto, partir-se-á da leitura do texto Não tenho culpa que a vida seja como ela é (2009), de Nelson Rodrigues, autor qualificado duplamente como “Anjo” e “Pornográfico” no livro O Anjo Pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues (1992), de Ruy Castro. O principal objetivo com a pesquisa é, ao ler discursivamente as crônicas-contos de Nelson Rodrigues, presentes no livro escolhido para análise, problematizar o adjetivo “pornográfico” atribuído a esse autor. Metodologicamente, serão adotados dois procedimentos: primeiro, partir-se-á da leitura do livro de Ruy Castro para tentar entender o que faz, segundo Castro, de Nelson Rodrigues um autor pornográfico. Em outros termos, de que mirante Castro qualifica-o de “pornográfico”. Segundo, far-se-á uma análise do livro de Nelson Rodrigues à luz de Dominique Maingueneau. A hipótese que se defenderá é a de que Rodrigues está mais próximo da literatura obscena, enquanto discurso, do que da pornográfica. O recorte que foi feito, ao se escolher apenas uma obra de Nelson Rodrigues para análise, não é suficiente para se chegar a conclusões exaustivas sobre o assunto. No entanto, é importante para, pelo menos, lançar dúvidas sobre o adjetivo “pornográfico” (e mesmo “anjo”) atribuído a Nelson Rodrigues. Espera-se, portanto, que o resultado da pesquisa, a ser registrado em forma de dissertação de mestrado, motive a continuar a pesquisa, analisando outros textos de Rodrigues e contribuindo para a formação de saberes a partir da obra desse renomado escritor brasileiro.
Abstract: To discuss the speech of Nelson Rodrigues, the main theoretical reference of this research will be Dominique Maingueneau. In the work O discurso pornográfico (2010), Maingueneau works some “pornographic text, relating it to genre whose conditions of emergence and whose operation can be clearly analyzed”. In the Preface, the author makes a connection between sexuality, eroticism and pornography, stating that the use of the adjective “pornographic” is enough to “disqualify everything to which he is associated” (2010, p.7-9). Thus, the research problem we want to address in this thesis has to do with the following observation: in what aspects Nelson Rodrigues can be considered a pornographic author? Therefore, as will be the reading of the text Não tenho culpa que a vida seja como ela é (2009), Nelson Rodrigues, author doubly qualified as “Angel” and “Pornographic” in the book O Anjo Pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues (1992) by Ruy Castro. The main aim of the research is to read the Nelson Rodrigues’ chronicles-short-stories discursively, in the book chosen for analysis, discuss the adjective “pornographic” attributed to this author. Methodologically, two procedures will be adopted: first, since it will be reading the book of Ruy Castro to try to understand what it does, according to Castro, an author Nelson Rodrigues pornographic. In other words, that viewpoint Castro qualifies it as “pornographic”. Second, far will an analysis of the book by Nelson Rodrigues in light of Dominique Maingueneau. The hypothesis that will defend is that Rodrigues is closer to obscene literature, as discourse, than the porn. The clipping has been done, when choosing only a work of Nelson Rodrigues for analysis is not sufficient to arrive at comprehensive conclusions on the subject. However, it is important to at least cast doubt on the adjective “pornographic” (and even “Angel”) attributed to Nelson Rodrigues. It is hoped, therefore, that the result of the research, to be recorded in the form of dissertation, motivates further research, analyzing texts Rodrigues and others contributing to the formation of knowledge from the work of this renowned Brazilian writer.
Palavras-chave: Análise do discurso
Discourse analysis
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Literatura erótica
Erotic literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: PIEPER, Elza Carolina Beckman. Uma Análise discursiva da obra Não tenho culpa que a vida seja como ela é,de Nelson Rodrigues. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/596
Data do documento: 7-Mai-2012
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