Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/646
Tipo: Dissertação
Título: Presença de crianças indígenas em escolas municipais não indígenas de Dourados-MS: a educação na perspectiva intercultural
Autor(es): Silva, Marcela Guarizo da
Primeiro Orientador: Suttana, Renato Nésio
metadata.dc.contributor.referee1: Urquiza, Antonio Hilario Aguilera
metadata.dc.contributor.referee2: Bruno, Marilda Moraes Garcia
Resumo: Nos debates atuais sobre educação, o tema pluralidade cultural e interculturalidade tem ocupado espaço cada vez maior, viabilizando questionamentos e suscitando o reconhecimento de problemáticas relacionadas à diversidade cultural presente no mundo e, em especial, no território brasileiro, considerada a grande concentração de povos, culturas e etnias distintas que o caracteriza. O presente estudo é resultado da atividade profissional da pesquisadora, que buscou estudar e refletir, no âmbito da educação, como se configuram as relações entre alunos indígenas e professores não indígenas que convivem no mesmo ambiente educacional. Toma-secomo objetivo primordial estudar as relações e identificar as barreiras encontradas em escolas públicas municipais não indígenas que atendem alunos indígenas da cidade de Dourados–MS, sob a perspectiva de um possível diálogo intercultural na educação, buscou-se identificar as estratégias que as escolas desenvolvem para lidar com as demandas de manifestações interculturais na época contemporânea e o modo como essa educação se consolida nesses espaços. Observando e descrevendo os aspectos do convívio e das práticas desenvolvidas nas escolas em questão, averiguaram-se as dificuldades e barreiras teóricas e metodológicas concernentes ao trabalho em sala de aula e às limitações dos docentes quanto às condições físico-estruturais em que o processo toma corpo.Ancorado na perspectiva dos estudos culturais,enfatizando autores e pesquisadores que abordam a interculturalidade, destacando-se, como procedimentos metodológicos, a coleta de dados obtida por meio de entrevistas, observações, conversas informais, depoimentos e a análise documental (Projeto Político Pedagógico – PPP). Os interlocutores da pesquisa são dois docentes e um coordenador (a) de cada instituição, mais a pesquisadora, que atuam/atuaram neste contexto cultural, considerando como referência as escolas públicas da rede municipal de ensino não indígena de Dourados. Com base no estudo comparativo e considerações elencadas, identificou-se de fato que as barreiras encontradas em escolas públicas municipais (não indígenas) estão conectadas à limitação metodológica, ausência de recursos didáticos específicos do alunado identificado, além da concentrada formação pedagógica que visa atender as crianças de forma genérica, homogeneizante (contexto abrangente).
Abstract: Debates about education, cultural diversity and intercultural themes occupy nowadays more and more space, allowing questions and raising issues related to the recognition of cultural diversity around the world and in particular in Brazil, considered the great concentration of people, different cultures and ethnicities of this country. This study is the result of my activity as a teacher and a professional researcher who sought to study and reflect on education, especially on the relations between indigenous and non-indigenous students and teachers who live in the same social environment. Its main goal is to study the relationships and identify barriers to be encountered in public schools that serve not indigenous students and the Indians of Dourados-MS, in Brazil, from the perspective of a possible intercultural dialogue in education. We seek to identify the strategies that schools develop to cope with the demands of intercultural events in the contemporary educational context and to ask how this education is being consolidated in such spaces. Observing and describing aspects of living and practices developed in the schools, we try to describe the difficulties and barriers concerning the theoretical and methodological work in classrooms and the limitations teachers encounter, such as the physical-structural conditions in which the process takes shape and other ones. Anchored in the perspective of cultural studies, emphasized by authors and researchers addressing interculturalism, we highlight the data collection obtained through interviews, observations, informal conversations and analysis of interviews and school documents (the Political Pedagogical Project - PPP). Two teachers and a coordinator of each institution and the researcher (who work/worked in this cultural context) acted as partners of the investigation, taking as reference the public schools in the municipal education of Dourados. Based on comparative study and considerations listed, identified the fact that the barriers found in public schools (non-indigenous) are connected to the methodological limitations, lack of teaching resources specific pupils identified, in addition to concentrated pedagogical training designed to meet the children in a generic way, homogenizing (comprehensive context).
Palavras-chave: Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Identidade cultural
Cultural identity
Relações culturais
Cultural relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Marcela Guarizo da. Presença de crianças indígenas em escolas municipais não indígenas de Dourados-MS: a educação na perspectiva intercultural. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/646
Data do documento: 30-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcelaGuarizodaSilva.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.