Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/684
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fatores de tomada de decisão dos consumidores na compra da carne premium em Campo Grande-MS
metadata.dc.creator: Siqueira, Bruna Lozano
metadata.dc.contributor.advisor1: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Malafaia, Guilherme Cunha
metadata.dc.contributor.referee1: Garcia, Rodrigo Garófallo
metadata.dc.contributor.referee2: Barcellos, Marcia Dutra de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como principal objetivo identificar os fatores de tomada de decisão na compra de carne bovina premium em Campo Grande – MS, tendo como direcionamento analisar o mercado consumidor premium da cadeia produtiva da carne bovina, onde os envolvidos no processo produtivo tenham uma nova visão a respeito de seus consumidores, conhecimentos amplos sobre o assunto e a identificação dos fatores que influenciam a tomada de decisão da compra para que assim, consigam promover estratégias visando ampliar sua atuação no mercado premium. O Brasil encontra-se entre os países de maior produção mundial de carne bovina, sendo que 80% de sua produção é consumida internamente e a tendência é que haja aumento desse consumo. Tendo em vista a ascensão da classe C, o aumento da exigência dos consumidores em relação à qualidade da carne bovina, somado ao desafio de se descommoditiezar e passar a produzir carne com diferenciação e valor agregado, é preciso compreender os fatores que influenciam a compra do consumidor, em especial os de nichos de mercado, como os de carne premium, principalmente em estados de maior produção como o Mato Grosso do Sul – MS. O estudo possui natureza qualitativa, exploratória e descritiva de investigação, sendo a análise do discurso a técnica utilizada para analisar os dados. Os resultados permitiram caracterizar o perfil dos consumidores como sendo estabilizados financeiramente e detentores, em sua maioria, de alto nível de escolaridade, conscientes, assíduos e fiéis à compra do produto. Buscam e apreciam na carne bovina premium a qualidade superior, sua maciez e seu teor de gordura. Constata-se que a percepção, o ciclo de vida, amigos e familiares, e a cultura onde se inserem, sendo os fatores prioritários para se efetivar a compra da carne premium. O fator econômico não é considerado como influente para estes consumidores, o que os diferem dos consumidores não pertencentes a nichos. As características mais apreciadas na decisão em comprar carne bovina premium, são o sabor, a qualidade e a satisfação. Os resultados sugerem que haja ações de marketing para influenciar o aumento do consumo da carne premium visando ampliar a tanto a demanda quanto a oferta no setor, e assim expandir esse importante nicho da cadeia produtiva da carne bovina.
Abstract: The research aims to identify the decision-making factors in the purchase of premium beef in Campo Grande - MS, with the direction analyze the premium consumer market in the production chain of beef, where those involved in the production process have a new vision about their consumers, extensive knowledge on the subject and the identification of factors that influence the purchase decision making so that, able to promote strategies to expand its operations in the premium market. The Brazil is among the countries with the highest global beef production, and 80% of its production is consumed domestically and the trend is that there be an increase of consumption. Given the rise of class C, increased consumer demand for quality beef, added to the challenge of descommoditiezar and start producing meat with differentiation and value, one must understand the factors that influence the purchase of consumer, in particular market niches, such as premium meat, especially in higher production states such as Mato Grosso do Sul - MS. The study has qualitative, exploratory and descriptive research, and discourse analysis technique used to analyze the data. The results allowed to characterize the profile of consumers to be stabilized financially and holders, mostly of highly educated, conscious, diligent and faithful to purchase the product. Seek and enjoy in premium beef top quality, its softness and its fat content. It appears that perception, life cycle, friends and family, and the culture in which they operate on the priority factors in making the purchase of premium meat. The economic factor is not considered as influential for these consumers, distinguish them from consumers outside the niche. The features most appreciated in the decision to buy premium beef, are the taste, quality and satisfaction. The results suggest that there is marketing actions to influence the increase in premium meat consumption aiming to extend both the demand and supply in the sector, and thus expand this important niche in the production chain of beef.
Keywords: Agronegócio
Agribusiness
Carne de bovino
Beef
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Citation: SIQUEIRA, Bruna Lozano Siqueira. Fatores de tomada de decisão dos consumidores na compra da carne premium em Campo Grande-MS. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/684
Issue Date: 11-Dec-2014
Appears in Collections:Mestrado em Agronegócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunaLozanoSiqueira.pdf954,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.