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Tipo: Dissertação
Título: Produção e comercialização de produtos orgânicos pela agricultura familiar em Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Production and marketing of organic products by family farmers in Mato Grosso do Sul
Autor(es): Gomes, Juliana Benites Padua
Primeiro Orientador: Padovan, Milton Parron
metadata.dc.contributor.referee1: Schlindwein, Madalena Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, João Paulo Guimarães
Resumo: Diante da necessidade da produção de alimentos de maneira cada vez mais sustentável, a agricultura com base nos princípios agroecológicos e a orgânica, se destacam como importantes caminhos para viabilizar a produção em harmonia com o meio ambiente, propiciando condições de ganhos sociais e econômicos aos agricultores. Embora haja a existência de tantos benefícios com a adoção de técnicas de base agroecológica nos cultivos agrícolas, percebe-se que tais iniciativas têm se expandido pouco nos dias atuais, em especial no estado de Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, desenvolveu-se um estudo objetivando conhecer aspectos inerentes à produção e comercialização de produtos orgânicos, no âmbito da agricultura familiar no estado, de modo a identificar os principais gargalos deste setor, bem como os possíveis meios que resolveriam ou atenuariam as dificuldades que têm gerado grande entraves ao avanço deste segmento no estado. Este estudo foi desenvolvido envolvendo 101 produtores orgânicos oriundos de 22 municípios de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de conhecer e analisar os aspectos inerentes à produção de alimentos sob bases agroecológicas dessas famílias. Especificamente, pretendeu-se caracterizar o perfil dos produtores e o atual cenário da produção orgânica no estado e identificar as dificuldades do setor, bem como os possíveis meios e/ou ações que amenizem ou solucionem essas dificuldades, segundo a percepção desses agricultores. Para identificar os agricultores que manejam suas unidades de produção, seguindo princípios agroecológicos, foi utilizada a metodologia de amostragem snowball sampling para descobrir os possíveis informanteschave, e também foram estabelecidos alguns arranjos com profissionais da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS (AGRAER), e com alunos do curso de Especialização em Residência Agrária: Agroecologia, Produção e Extensão Rural, da Universidade Federal da Grande Dourados, que participaram na identificação de agricultores orgânicos, além de entrevistarem aqueles situados em seus municípios de origem. Em cada unidade produtiva previamente identificada, realizou-se uma visita guiada e, ao mesmo tempo, entrevistou-se o agricultor responsável a partir de um roteiro semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. As abordagens aos produtores também foram realizadas em dois eventos, durante este período, que reuniram produtores de diversas localidades do estado. Deste modo, o estudo foi realizado durante os anos de 2012 e 2013, gerando resultados que foram organizados em dois capítulos, sendo que o primeiro trata da “Produção orgânica no âmbito da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”. Os resultados deste capítulo mostraram que a maioria dos produtores orgânicos de base familiar de Mato Grosso do Sul tem idade entre 40 a 60 anos, os quais possuem baixo nível de escolaridade, sendo que 70% destes produtores já atuaram na agricultura convencional anteriormente. Os principais fatores motivadores ao uso de práticas agroecológicas são: a possibilidade de consumo de produtos saudáveis (49%), bem como interesse na supressão do uso de agroquímicos nos agroecossistemas (19%). Neste estudo, constatou-se boa diversidade de produtos oriundos da agricultura orgânica no âmbito da agricultura familiar, predominando hortaliças (63%) e frutas (47%), sendo a maioria produzida em pequenas áreas de até 1 hectare. As principais dificuldades na produção orgânica entre os produtores entrevistados são: a falta de recursos financeiros para investimento (32%), dificuldade no controle de pragas e doenças (29%), falta de insumos orgânicos (24%) e falta de assistência técnica (24%). No entanto, para que tais problemas sejam solucionados, 30% dos produtores apontam a necessidade do fortalecimento da união entre os próprios produtores, 29% mencionam a viabilização de assistência técnica de qualidade e em quantidade necessária, 24% indicaram a necessidade por viabilização de créditos para melhorar a infraestrutura. Em suma, mediante as dificuldades apresentadas por estes produtores, observa-se que em grande parte dos problemas, ainda presentes neste cenário, são reflexos de políticas públicas existentes que não estão alcançando estes produtores em sua totalidade, carecendo de maior atenção na execução destes programas, a fim de que atenda esse público com mais eficiência, para que se torne possível o avanço e superação das dificuldades da agricultura orgânica em Mato Grosso do Sul. Com base na mesma metodologia, o segundo capítulo aborda o tema “Agregação de valor, certificação, comercialização e consumo de produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”. Assim, de acordo com os resultados obtidos, constatou-se que 53% dos produtores orgânicos de base familiar não agregam valor aos produtos agrícolas, entretanto, dentre os produtores que agregam valor aos seus produtos, 68% mencionou a necessidade por investimento em tecnologias para melhorar este processo. Constatou-se, também, que 76% dos agricultores de base familiar não possuem a certificação orgânica e que para 78% dos produtores o canal de comercialização mais utilizado é a venda direta, sendo os demais canais menos explorados, em especial os programas de comercialização do governo. De acordo com os agricultores pesquisados, os principais entraves à comercialização de produtos orgânicos são: o escoamento da produção (48%), preços praticados (26%), bem como a falta de conscientização dos consumidores quanto à importância do consumo de produtos orgânicos (26%). Assim, para 25% destes produtores são necessárias melhorias no escoamento da produção, 18% argumentaram sobre a necessidade de melhor organização de grupos para comercialização coletiva e 16% dos produtores indicaram a necessidade por ampliação dos canais de comercialização, para que ocorram melhorias no elo da comercialização em Mato Grosso do Sul. Considerando a necessidade de maior conscientização da população acerca do maior consumo de produtos orgânicos, os agricultores enfatizaram a importância de divulgação contínua na mídia sobre os benefícios dos alimentos orgânicos (62%), bem como a realização de palestras aos diversos segmentos da sociedade sobre a importância dos produtos orgânicos (19%). Diante dos dados apresentados, verificou-se a presença de muitas dificuldades a serem superadas no âmbito da comercialização da produção orgânica e familiar em Mato Grosso do Sul. Deste modo, medidas emergenciais de apoio e assistência a estes agricultores podem contribuir para mudar esta realidade que se perpetua há algum tempo no estado, sob pena de desestímulo aos agricultores de permanecerem nessas atividades.
Abstract: Due to a recent essential increase in sustainable food production, agriculture based on agroecological and organic principles stand out as an important way to enable production in harmony with the environment, ensuring social and economic benefits to farmers. However, in spite of the many benefits provided by agro-ecological techniques adopted in agricultural systems, it is perceived that such initiatives have only slightly expanded nowadays, especially in the Mato Grosso do Sul state. In response, this study aimed to evaluate aspects related to the production and marketing of organic products in the context of family farming in Mato Grosso do Sul. It was specifically conducted to identify the main constraints in this sector as well as the possible ways, in which to solve or to mitigate the difficulties that have created the main barriers, hindering the advancement of organic production in the state. This study was conducted through a survey with 101 organic farmers from 22 cities in Mato Grosso do Sul, with the aim of understanding and analyzing the aspects of food production under agroecological family farming. We especially sought to characterize the profile of the farmers and organic production’s current state in the region, in addition, we tried to identify the difficulties apparent in the sector as well as possible means and/or actions to confront these perceived problems experienced by those farmers. In order to identify farmers who manage their production units following agro-ecological principles, the sampling practice called 'snowball sampling' was used to discover possible subjects. The researchers also conducted interviews with professionals at the Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), in addition to, students of a specialization course at the Residência Agrária: Agroecologia, Produção e Extensão of the Federal University of Grande Dourados, who participated in the identification and interrogation of organic farmers in their home towns. In each previously identified production unit, a guided tour and a semi-structured questionary, with open and closed questions, were conducted. Consultations with producers were directed on two separate occasions during this period, where producers were visited from different locations of the state. Thus, the study was carried out during 2012 and 2013, generating results that were organized into two chapters, the first of which deals with the "Organic production in the context of family farming in Mato Grosso do Sul". The results of this chapter have shown that most organic family producers of the Mato Grosso do Sul state range from 40 to 60 years old, having low levels of education, and acting previously in conventional agriculture (70%). The main motivational factors to implement agro-ecological practices are: the possible consumption of healthy products (49%), as well as an interest in the limitation of pesticide use in agro-ecosystems (19%). In this study, it was noticed a good diversity of products from organic agriculture in the context of family farming, predominantly vegetables (63%) and fruits (47%), most of which were produced in small areas of up to 1 hectare. The main difficulties in organic production among the surveyed farmers were: the lack of financial support for investments (32%), difficulties in pest and disease control (29%), lack of organic inputs (24%) and lack of technical assistance (24%). Therefore, to deal with such problems, 30% of producers pointed out the need to strengthen the farmers union. 29% believed that receiving frequent qualified technical assistance would be of assistance and finally 24% indicated the urgency of credit to improve infrastructure. In short, the difficulties pointed out through this study highlight that, the existing policies are not entirely reaching organic farmers. More attention is required in regard to the implementation of these programs, so that they can better meet the demands of the public and overcome the limitations of organic agriculture in Mato Grosso do Sul state. Based on the same methodology, the second chapter deals with the theme "Value addition, certification, marketing and consumption of organic products derived from family farmers in Mato Grosso do Sul". Thus, according to the obtained results, it was found that 53% of family-based organic farmers did not increase the value of agricultural products, however, among the producers who take part in this, 68% mentioned the need of investments in technologies to improve the value chain. It was also found that 76% of family farmers do not have organic certification and that 78% of producers use direct sales as the main means of marketing. Other techniques are less explored, especially the federal marketing programs. According to the survey, the main barriers to the marketing of organic products are: the flow of production (48%), fees (26%), and the lack of consumer awareness about organic product consumption (26%). Moreover, 18% of the farmers argued the need for better organization of groups for collective marketing and 16% of producers indicated the need for expansion of marketing channels to improve the commercialization in Mato Grosso do Sul. Considering the need for greater awareness of the population about the consumption of organic products, farmers emphasized the importance of continuous marketing in the media in regard to the benefits of organic foods (62%), as well as lectures to various segments of society about the importance of organic products (19%). According to the data, there are many evident problems which need to be overcome in regard to the marketing of organic and family farming in Mato Grosso do Sul. Thus, emergency measures for supporting and providing technical assistance to these farmers can help to change this situation that persists, threatening even the prosperity of the farmers in these activities.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Agricultura familiar
Family farming
Agricultura orgânica
Organic agriculture
CNPq: CNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Citação: PADUA, Juliana Benites. Produção e comercialização de produtos orgânicos pela agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/689
Data do documento: 27-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Agronegócios

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