Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/788
Tipo: Dissertação
Título: Geopolítica neoliberal da natureza: análise contextual do Tratado de Quioto e sua influência nos reordenamentos territoriais da periferia
Autor(es): Souza Júnior, Everton Luís de
Primeiro Orientador: Johnson, Guillermo Alfredo
metadata.dc.contributor.referee1: Ito, Claudemira Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Lamoso, Lisandra Pereira
Resumo: O debate sobre a preservação ambiental vem ganhando corpo nos últimos anos, o que o colocou como assunto chave em diversos meios, como na academia, na política, na economia e nas discussões que envolvem a sociedade civil. Sua importância é tamanha que passou a ser a estrutura que molda articulações em nível internacional. Por meio do poder supranacional, aqui personificado nas Nações Unidas, temos a criação do Tratado de Quioto, que gerou grandes discussões e aplicou métodos mercantis para a preservação da natureza, ensejando mudanças no território da periferia do sistema. Por meio da análise dessa política, contextualizadas com replanejamentos territoriais e seus principais instrumentos, os zoneamentos ecológico-econômicos, aplicados no Brasil, em especial os dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, podemos identificar como o mercado subverteu a discussão ambiental em seu favor – por meio do conceito de desenvolvimento sustentável – e passou a ser o responsável por ações ambientais e fazendo, inclusive, que uma lei de cunho ambiental na verdade seja em seu bojo, uma lei econômica neoliberal, o que conforma um novo paradigma ambiental: a neoliberalização da natureza.
Abstract: El debate sobre la preservación del medio ambiente está surgiendo en los últimos años, que se ha colocado como tema clave de varias formas, como en el mundo académico, político, económico y debates con la sociedad civil. Su importancia es tal que se convirtió en la estructura que da forma a las articulaciones internacionalmente. A través del poder de la supranacional, aquí encarnada en las Naciones Unidas, tenemos la creación del Tratado de Kyoto, lo que generó grandes discusiones y métodos mercantiles aplicadas a la preservación de la naturaleza, lo que llevó a los cambios dentro de la periferia del sistema. A través del análisis de esta política, territorial y contextualizada con rediseña sus principales instrumentos, la zonificación ecológica-económica, aplicado en Brasil, especialmente en los estados de Mato Grosso y Mato Grosso do Sul, podemos identificar cómo el mercado subvertido la discusión ambiental en su favor - a través del concepto de desarrollo sostenible - y se convirtió en responsable de las acciones ambientales y hacer incluso una ley de la naturaleza del medio ambiente en realidad es en su núcleo un derecho económico neoliberal, que constituye un nuevo paradigma ambiental : neoliberalización de la naturaleza.
Palavras-chave: Geopolítica
Geopolitics
Neoliberalismo
Neoliberalism
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Protocolo de Quioto
Kyoto Protocol
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SOUZA JÚNIOR, Everton Luís de. Geopolítica neoliberal da natureza: análise contextual do Tratado de Quioto e sua influência nos reordenamentos territoriais da periferia. 2013. 220 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/788
Data do documento: 11-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvertonLuisdeSouzaJunior.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.