Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/795
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Concepções e práticas de ensino de geografia no Paraguai: uma análise a partir de Pedro Juan Caballero
metadata.dc.creator: Pereira, Michele Liliane
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Abreu, Silvana de
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Amanda Regina
metadata.dc.description.resumo: O objetivo central deste trabalho foi identificar e analisar as características do ensino de Geografia no Paraguai, tomando como caso a cidade de Pedro Juan Caballero. Constatamos que há pouco material bibliográfico disponível sobre o tema proposto, principalmente pelo fato de não existirem professores licenciados em Geografia no Paraguai e também porque essa disciplina ser trabalhada conjuntamente com a de História. Os professores que atuam na área de Geografia são Licenciados em Pedagogia com ênfase em Ciências Sociais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho envolveu, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto; em seguida, realizamos contatos e visitas aos órgãos ligados à educação em Pedro Juan Caballero para levantamento de informações sobre o sistema de ensino público no Paraguai, organização da estrutura escolar e os currículos utilizados para orientar o processo educacional nas escolas públicas. Dando continuidade às investigações, elaboramos roteiros para entrevistas semiestruturadas com diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Geografia atuantes nas escolas públicas em Pedro Juan Caballero. Assim, realizamos diversas visitas às escolas de Pedro Juan Caballero para realização de entrevistas com diretores, coordenadores e professores de Geografia. Também realizamos o levantamento e análise do material didático utilizado pelos professores de Geografia e observamos algumas aulas da disciplina. Com base nos procedimentos desenvolvidos, pudemos verificar que a Geografia enquanto disciplina escolar no Paraguai se qualifica e desempenha a função principal de localização dos fatos e fenômenos, sendo complementar aos conteúdos de outras disciplinas, sobretudo a de História. Desta forma, prioriza a descrição e localização dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o que limita suas contribuições para uma compreensão mais verticalizada da realidade vivida pelo aluno.
Abstract: The main purpose of this present work was to identify and analyse the characteristics of Geography teaching in Paraguay, using the city of Pedro Juan Caballero as a reference. There are not enough bibliographic materials about the presented topic due to the fact that there are not licentiated Geography teachers in Paraguay and also because this subject is taught with History. The teachers who are in charge of Geography classes are majored in Pedagogy with emphasis in Social Science. The methodology used for the development of this work involved as a first step a bibliographic review about the topic was made; afterwards, visits and personal contacts were made to all educational institutions in Pedro Juan Caballero with the main purpose to obtain information about the public teaching service in Paraguay, scholar structure organization and curricula to guide the educational system at public schools. To investigate, we created scripts for semi structured interviews with principals, pedagogical coordinators and Geography teachers who work at public schools in Pedro Juan Caballero. This, lots of visits were made in Pedro Juan Caballero schools to interview the principals, coordinators and teachers. We also made a study and an analysis of books used by the Geography teachers and attended some classes of the subject. Studying the facts we could verify that the Geography meanwhile as subject in Paraguay qualifies and fulfills the main function of localization of facts and moments, complementing to the contents of the other subjects, especially of the History. Through this, prioritizes the description and location of facts and geographical moments on earth´s surface, which limits its contributions for a better comprehension of the reality lived by students.
Keywords: Geografia - ensino e aprendizagem
Geography - Study and teaching
Paraguai - fronteiras
Paraguay - Boundaries
Pedro Juan Caballero (Paraguai)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citation: PEREIRA, Michele Liliane. Concepções e práticas de ensino de geografia no Paraguai: uma análise a partir de Pedro Juan Caballero. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/795
Issue Date: 24-Apr-2014
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MicheleLilianePereira.pdf7,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.