Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/877
Tipo: Dissertação
Título: Síntese de benzo[b]furanos funcionalizados potenciais precursores de fármacos e de produtos naturais por meio de reações de acoplamento cruzado seletivo e de iodociclização
Autor(es): Frota, Carlise
Primeiro Orientador: Raminelli, Cristiano
metadata.dc.contributor.referee1: Pizzuti, Lucas
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Jonas da Silva
Resumo: Os sistemas benzo[b]furânicos estão amplamente distribuídos na natureza, sendo reconhecidos por terem atividades biológicas interessantes. Os benzo[b]furanos, além de suas propriedades biológicas, constituem intermediários-chave na obtenção de sistemas policíclicos naturais. Devido ao grande interesse nestes sistemas, no presente trabalho foi desenvolvida uma rota sintética para a preparação de uma série de benzo[b]furanos (6) altamente funcionalizados. Através de estratégias simples e eficientes, obteve-se uma série de compostos com potencial para a síntese de benzo[b]furanos de interesse. A síntese é feita em quatro etapas: inicialmente fenol e derivados (1) foram iodados com iodo molecular, peróxido de hidrogênio e água, formando os compostos 2; os compostos iodados 2 foram alquilados empregando iodeto de metila, carbonato de potássio em acetona, resultando nos compostos 3; os anisóis iodados 3 foram transformados em alquinilanisóis (5) por meio da reação de acoplamento de Sonogashira utilizando alcinos terminais (4), trietilamina e complexo de paládio e sal de cobre como catalisadores; os compostos 5 foram submetidos a ciclização do tipo 5-endo-dig empregando iodo molecular, bicarbonato de sódio em dicloroetano, resultando em benzo[b]furanos funcionalizados (6) em rendimentos de medianos a ótimos.
Palavras-chave: Benzofurano
Benzofuran
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Química
Citação: FROTA, Carlise. Síntese de benzo[b]furanos funcionalizados potenciais precursores de fármacos e de produtos naturais por meio de reações de acoplamento cruzado seletivo e de iodociclização. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/877
Data do documento: 22-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarliseFrota.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.