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Tipo: Dissertação
Título: A História de um livro sem fim: uma leitura sobre as representações da finitude em as intermitências da morte
Autor(es): Gomes, Steffany Romualdo Sousa
Primeiro Orientador: Dantas, Gregório Foganholi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Resende, Flávia Almeida Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Márcia Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Barzotto, Leoné Astride
Resumo: José Saramago (1922 – 2010) é definido por sua escrita singular formada por longos parágrafos e sem marcas tradicionais de diálogos, como espaçamentos e travessões, indicando-os pelo próprio contexto, entre letras maiúsculas, além de registrar em seus romances os mais diversos assuntos com muita ironia e bom humor. Assim, em primeira instância, esta pesquisa desenvolve-se a partir de um aprofundamento, pautado nos estudos de Ana Paula Arnaut (2008; 2011), acerca de como se constitui a terceira fase de escrita do autor português, considerando que no decorrer de seus inúmeros romances o escritor tenha passado por transições estilísticas e de abordagem até se encaminhar para o denominado período Fabular, no qual se apropriou predominantemente das estruturadas fabulares e do fantástico contemporâneo para compor suas obras. Nesse sentido, este estudo tem como objeto o livro As Intermitências da Morte (2005), a fim de compreender como são construídas as personagens diante da temática central do enredo; a morte. Para tanto, a análise se desdobra a partir de como a narrativa apresenta o tema da morte personificada como protagonista da trama, ocupando inicialmente, em relação às outras personagens, um papel de fenômeno biológico, posteriormente, a figura mais reconhecida no âmbito do imaginário, como esqueleto que mora em um espaço paralelo acompanhada de sua foice para, então, adquirir nova forma, transfigurando-se em mulher, posição essa que muda seu status dentro da narrativa. Dessa maneira, tendo a construção da personagem Morte como parâmetro de investigação, intenciona-se contrastar, a partir das teorias de Norbert Elias (2001) e Philippe Ariès (2012) os elementos que fundamentam as transformações histórico sociais diante da finitude, considerando que Saramago se utiliza de diversos processos sociais com relação ao comportamento do homem perante a morte para delinear seu enredo, não só no modo através do qual concretiza a personagem, como também pelo qual elabora a atuação dos demais envolvidos na trama com relação à morte e o morrer.
Abstract: José Saramago (1922 - 2010) is defined by his singular writing, formed by long paragraphs and without traditional marks of dialogues, as spaces and dashes, indicating them by their own context, between capital letters, besides recording in their novels the most diverse subjects with much irony and humor. Thus, in the first instance, this research develops from a deepening, based on the studies of Ana Paula Arnaut (2008, 2011), about how constitutes the third phase of writing of the Portuguese author, considering that in the course of their innumerable novels the writer has undergone stylistic transitions and approaches until he moves on to the so-called Fable period, in which he has predominantly appropriated the structured of fable and the contemporary fantastic to compose his works. In this sense, this study has as object the book Intermitências da Morte (2005), in order to understand how the characters are constructed before the central theme of the plot; the death. In order to do so, the analysis unfolds as the narrative presents the theme of death personified as protagonist of the plot, initially occupying, in relation to the other characters, a role of biological phenomenon, later the most recognized figure in the realm of the imaginary, like a skeleton that lives in a parallel space accompanied by its scythe, to then acquire a new form, transfiguring itself into a woman, a position that changes its status within the narrative. In this way, with the construction of the character Death as a parameter of investigation, it is intended to contrast, from the theories of Norbert Elias (2001) and Philippe Ariès (2012) the elements that base the social historical transformations towards the finitude, considering that Saramago is used of diverse social processes with respect to the behavior of the man before the death to delineate its plot, not only in the way with which it concretizes the personage, but also it elaborates the action of the others involved in the plot with respect to death and to die.
Palavras-chave: Saramago, José, ‎1947-2010
Literatura e sociedade
Literature and society
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: GOMES, Steffany Romualdo Sousa. A História de um livro sem fim: uma leitura sobre as representações da finitude em as intermitências da morte. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/964
Data do documento: 25-Abr-2018
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