Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, José Ezequiel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5113935848475803pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lourenço, Ariane Baffa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1241656328850074pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Fernando Cesar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9406249573384398pt_BR
dc.contributor.referee2Colombo Junior, Pedro Donizete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794002724280806pt_BR
dc.creatorMurgi, Regiane Nunes Dronov-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6736140750620285pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-16T19:34:56Z-
dc.date.available2019-07-16T19:34:56Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.citationMURGI, Regiane Nunes Dronov. Proposta de sequência didática para o ensino de ondas: uma abordagem teórico-experimental. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1299-
dc.description.abstractThis paper is set by elaboration and implementation of an educational product in a technical degree course in Dourados-MS city. Two research questions guided the study and give meaning as reference for mounting a Didactic Sequential built in six moments involving investigative activities, both of them propitiated the concepts learning of sound and electromagnetic waves, by expositive classes and doing Investigative Experimental Activities (IEA), focused on mounting and exploration of electrical circuits. At first gone identify the previous knowledges of the students about waves, in the second moment was worked the theory of electromagnetic waves, so as the setting-up of the problem and also the hypothesis registry. In the third moment the students done the first IEA meaning to answer the problem question of the previous moment, in the fourth moment were done the exploration of the theory of sound waves, as well the doing of second problem question, and hypothesis registry. In the fifth moment the students developed the second IEA with the wave generator electrical circuit for trying to answer the problem question done in the moment before, and in the sixth moment, the last one, and the students done write report and presented as a seminary. All these activities were worked in a totalized 24 class time, being each moment of 4 class time. Many resources were used for resulted collect, as audio record, movie, and questionnaires application, hypothesis registry and written reports doing by the students. These data were analyzed in three stages, were the first one presents the activities done in each moment with details, the second one does the contextualization of spoken records in audios and movies, and the third is the analysis of answer gotten with the questionnaire, the registered hypothesis, and written reports. With this, were able to conclude that the Didactic Sequential and the wave generator electrical circuit contributed in a positive way for the students’ concepts evolution.en
dc.description.resumoEsta pesquisa configura-se pela elaboração e implementação de um produto educacional junto a uma turma de nível técnico em Automação Industrial da FATEC SENAI da cidade de Dourados-MS. Aulas expositivas acrescidas da realização de Atividades Experimentais Investigativas (AEI) focadas na montagem e exploração de circuitos elétricos nortearam o estudo e serviram como referência para a montagem de uma Sequência Didática constituída de seis momentos envolvendo atividades investigativas, ambas propiciam a aprendizagem dos conceitos de ondas sonoras e ondas eletromagnéticas. No primeiro momento buscou-se identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre ondas, no segundo foi trabalhado a parte teórica de ondas eletromagnéticas, bem como o levantamento de uma problemática, e registro de hipóteses. No terceiro momento os estudantes realizaram a primeira AEI com o intuito de responder à pergunta problema do momento anterior, no quarto momento foi realizado a exploração da parte teórica de ondas sonoras, bem como a realização da segunda pergunta problema, e registro de hipóteses. No quinto momento os estudantes desenvolveram a segunda AEI com o circuito elétrico gerador de ondas para tentar responder à pergunta problema realizada no momento anterior, e no sexto e último momento os alunos elaboraram relatos escritos e apresentaram na forma de seminário. Todas essas atividades foram trabalhadas em um total de 24 horas-aula, sendo que cada momento era de 4 horas-aula. Vários recursos foram utilizados para coletar os resultados, como gravações de áudios, vídeos, aplicação de questionário, registro de hipóteses e elaboração de relatos escritos por parte dos estudantes. Esses dados foram analisados em três etapas, sendo que a primeira apresenta detalhadamente as atividades feitas em cada momento, a segunda faz a contextualização das falas registradas nos áudios e vídeos, e a terceira é a análise das respostas obtidas com o questionário, as hipóteses registradas, e dos relatos escritos. Com isso, foi possível concluir que a Sequência Didática e o circuito elétrico gerador de ondas contribuíram de forma positiva para apropriação conceitual dos estudantes sobre o tema em questão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-16T19:34:56Z No. of bitstreams: 2 RegianeNunesDronovMurgi.pdf: 3798497 bytes, checksum: b894ad6b03481ffd22a62eede359793d (MD5) RegianeNunesDronovMurgi (ProdutoEducacional).pdf: 2984423 bytes, checksum: 512d9044f07aab89820f75a45a432ffc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-16T19:34:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RegianeNunesDronovMurgi.pdf: 3798497 bytes, checksum: b894ad6b03481ffd22a62eede359793d (MD5) RegianeNunesDronovMurgi (ProdutoEducacional).pdf: 2984423 bytes, checksum: 512d9044f07aab89820f75a45a432ffc (MD5) Previous issue date: 2016-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingen
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequencesen
dc.subjectOndas (Física)pt_BR
dc.subjectWaves (Physics)en
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleProposta de sequência didática para o ensino de ondas: uma abordagem teórico-experimentalpt_BR
dc.title.alternativeWaves teaching sequential didactic proposition: a theoretical-experimental approachen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RegianeNunesDronovMurgi.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RegianeNunesDronovMurgi (ProdutoEducacional).pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.