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Tipo: Dissertação
Título: Grupo Escolar Luiz de Albuquerque: sua história no processo de institucionalização do ensino primário público em Corumbá - MT (1908-1930)
Autor(es): Figueiredo, Charlene Correia
Primeiro Orientador: Brazil, Maria do Carmo
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Sauloéber Tarsio de
metadata.dc.contributor.referee2: Gebara, Ademir
Resumo: Esta investigação refere-se à subárea História das Instituições Escolares (HIE) no Brasil, com destaque para o cenário sul-mato-grossense. Elegemos o Grupo Escolar Luiz de Albuquerque (GELA) como objeto de pesquisa, com ênfase para a escolarização da infância em Corumbá. Esta instituição escolar foi criada no ano de 1912 e acompanhou o modelo educacional propagado pelo estado de São Paulo no período de 1893. A discussão envolve as dimensões históricas da cidade e da escola. O recorte temporal envolve o período compreendido entre 1908, ano em que foi autorizada a criação de três grupos escolares, sendo dois para a capital, Cuiabá, e um para Corumbá, e 1930 – ano da consolidação do GELA no contexto educacional corumbaense. Como suporte teórico, utilizamos o método que estabelece o particular à luz do contexto econômico, político, social e cultural (NOSSELA; BUFFA, 2005) considerando também as orientações da corrente francesa no que se refere à escrita da história. Para discorrer sobre a cultura material escolar, seguimos as trilhas abertas por Vidal (2005, 2009, 2010), Julia (2001), Frago (1995) e Escolano (1998). No que se refere ao suporte historiográfico, recorremos aos estudos de Faria Filho (2002), Saviani (2007), Reis (2007), Sá (2007), Souza (1998), Vidal (2005), Brito (2001), Corrêa Filho (1969) e Leite (1971). Sobre o Grupo Luiz de Albuquerque, utilizamos os trabalhos de Sena (2005, 2006, 2007) e Brito (2005, 2006, 2008). Quanto as fontes às fontes históricas, valemo-nos de documentos iconográficos, materiais jornalísticos, registros arquivais, como ofícios e circulares, documentação escolar, como portarias dos diretores, livros de matrículas, atas de exames finais e semestrais, livros de visitas, mensagens presidenciais, leis e resoluções. Os dados obtidos sobre a institucionalização do ensino primário público e a cidade de Corumbá foram cotejados à luz do quadro econômico, político, social e cultural em nível nacional e regional. Do material analisado, foi possível identificar o processo de criação e implantação do Grupo Escolar Luiz de Albuquerque, com destaque para seu funcionamento, ações dos sujeitos (alunos, professores, inspetores de alunos, entre outros), questões de ensino e estruturação do prédio escolar entre os anos de 1908 e 1930.
Abstract: This investigation refers to the thematic History of School Institutions (HIE) in Brazil, especially to the southern Mato Grosso scenerio. The Luiz de Albuquerque School Group (GELA) was elected as the object of our research, with emphasis to childhood education in Corumbá. This school institution was created in 1912 and accompanied the educational model propagated by the state of São Paulo in the period of 1880 and 1886. The discussion involved the historic dimensions of the city and the school. The time frame involves a period between 1908, the year of creation of three school groups was authorized, two for the capita, Cuiabá and another to Corumbá and 1930 – consolidation year of GELA in the educational context of Corumbá. As a theoretical support we utilize the dialectic method establishing the particular in light of the economic, politic, social and cultural context, considering also the orientation of the French current regarding to the writing of the history. To discuss about the material culture of the school we followed the trails open by Vidal (2005, 2009, 2010), Julia (2001), Frago (1995) and Escolano (1998). Regarding to historiographical support we resorted to studies of Faria Filho (2002), Saviani (2007), Reis (2007), Sá (2007), Souza (1998), Vidal (2005), Brito (2001), Corrêa Filho (1969) and Leite (1971), about the Luiz de Albuquerque Group we will utilize the works of Sena (2005, 2006, 2007) and Brito (2005, 2006, 2008). In which refers to the historical sources we make use of iconographic documents, journalistic materials, archival registries such as crafts and circulars, documentation such as school ordinances of directors, registration books, protocol of final exams and semester, guestbook, presidential messages, laws and resolutions. The data obtained institutionalization of public primary education and the city of Corumbá were compared in the representation of the economic, political, social and cultural development at national and regional. From the material analyzed was possible to identify the process of creation and implantation of the Luiz de Albuquerque School Group highlighting to its operation, the actions of subject (students, professors, inspectors of students, among others), issues of teaching and structuration of the school building between the years of 1908 and 1930.
Palavras-chave: Escola pública
Public schools
Educação básica
Elementary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: FIGUEIREDO, Charlene Correira. Grupo Escolar Luiz de Albuquerque: sua história no processo de institucionalização do ensino primário público em Corumbá - MT (1908-1930). 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/140
Data do documento: 8-Mai-2013
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