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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação superior além-fronteiras: um olhar sobre as estratégias institucionais para atratividade de estudantes brasileiros
metadata.dc.creator: Alvares, Adriana de Lurdes Trentin
metadata.dc.contributor.advisor1: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, José Vieira de
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho encontra-se vinculado à linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação” do Programa de Mestrado em Educação da UFGD. Ao abordar o tema “Educação superior além-fronteiras: um olhar sobre as estratégias institucionais para atratividade de estudantes brasileiros”, objetiva-se analisar as medidas utilizadas pelas instituições da Bolívia e do Paraguai para atratividade de estudantes brasileiros, identificado pelo aumento do número de pedidos de revalidações dos títulos de Medicina originados nessas instituições, a partir do movimento de educação transfronteira. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiando-se no levantamento bibliográfico de estudos sobre o assunto e na pesquisa documental, tendo como fonte primária os conteúdos divulgados nas home pages das instituições. Essa temática justifica-se devido às transformações ocasionadas pelo processo de globalização, no qual a educação superior é influenciada, sendo cada vez mais marcada por expansão desigual, diversificação institucional e privatização, o que acabou por contribuir com o movimento da educação superior identificado como “além-fronteiras” ou “transfronteira”. A educação “além-fronteiras” é caracterizada pela comercialização dos serviços educacionais fora dos acordos de cooperação internacional. Os resultados apontam que para além das condições socioeconômicas presentes no atual contexto mundial e brasileiro há de fato movimento das próprias instituições bolivianas e paraguaias em adotar medidas para a atratividade de estudantes brasileiros. Entre essas medidas estão: presença de escritórios de assessoria no Brasil; uso da língua portuguesa; adoção de números telefônicos com prefixos brasileiros; depoimentos de ex-estudantes brasileiros; indicação de acreditação pelo ARCU-SUL, menções a convênios com instituições brasileiras, entre outras. Esses fatos explicitam que os brasileiros são concebidos como clientes em potenciais para os serviços que oferecem. A utilização dessas estratégias, atrelada às dificuldades no processo de revalidação dos títulos, gera questionamentos quanto à qualidade dos cursos originados nesses países. Além disso, esse fluxo de alunos além-fronteiras tem desafiado as políticas nacionais e internacionais, haja vista que as políticas instituídas, especialmente considerando os processos de revalidação, não têm conseguido frear esse movimento, o que denota que novos e mais estudos devem ser realizados acerca desse movimento migratório já que oferecem riscos para os sistemas educacionais nacionais.
Abstract: The following study is bound to the research line “Politics and Education Management”, from the Master’s Degree Program in Education of UFGD. When dealing with the topic “Higher Education across borders: an insight on institutional strategies for attractiveness of Brazilian students”, aims to analyze the measures used by the institutions of Bolivia and Paraguay to attractiveness of Brazilian students, identified by the increase in the number of requests for revalidations of medical titles originated in these institutions, from the movement of crossborder education. It is a qualitative research on bibliographic survey of studies on the subject and on documentary research, having as a primary source the content published on the home pages of the institutions. This theme is justified due to the transformations occasioned by the process of globalization, in which higher education is influenced, increasingly marked by uneven expansion, institutional diversification and privatization, which eventually contribute to the movement of higher education identified as "cross-border" or "cross-border". The education "cross borders" is characterized by the marketing of educational services out of international cooperation agreements. The results point that in addition to the socio-economic conditions present in the current world context and Brazilian there are indeed movement of the Bolivian and Paraguayan institutions themselves in adopting measures for the attractiveness of Brazilian students. Among those measures are: presence of advisory offices in Brazil; use of the Portuguese language; adoption of phone numbers with Brazilian prefixes; testimonials from Brazilian former students; indication of accreditation by ARCU-SUL, mention of covenants with Brazilian institutions, among others. These facts make explicit that Brazilians are designed as potential customers for the services they offer. The use of these strategies, linked to difficulties in the process of revalidation of titles, causes questions about the quality of the courses that originate in these countries. In addition, this flow of crossborders students has challenged national and international policies, given that policies imposed, especially considering the processes of revalidation, have not been able to stop this movement, which denotes that new and more studies should be made about this migratory movement that already offer risks to national educational systems.
Keywords: Política educacional
Educational policy
Educação superior
Higher education
Revalidação de Diplomas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: ALVARES, Adriana de Lurdes Trentin. Educação superior além-fronteiras: um olhar sobre as estratégias institucionais para atratividade de estudantes brasileiros. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1489
Issue Date: 7-May-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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