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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Entre leigos e franciscanos: da escola paroquial a escolas reunidas, Vila São Pedro, distrito de Dourados – MT/MS (1957-1979)
metadata.dc.creator: Borba, Marcel dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Brazil, Maria do Carmo
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Kênia Hilda
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa contribui para ampliação do conhecimento no campo da História da Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Pretende-se apresentar o contexto educacional e as características de funcionamento da Escolas Reunidas São Pedro, assentada no antigo Núcleo Colonial de Dourados, município de Dourados (MS). Insere-se, em termos mais específicos, no âmbito da História das Instituições Educacionais e tem igualmente a intenção de retratar o papel dos franciscanos no processo de organização da Escola Reunida São Pedro. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a participação dos freis franciscanos na criação e funcionamento da referida instituição, no período de 1968 a 1979, a partir do contexto de formação da Vila São Pedro, distrito de Dourados, e do processo de institucionalização da instrução pública primária rural no sul do Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. A análise histórica da temática proposta contempla considerações sobre os agentes sociais que participaram da expansão educacional e o movimento da Ordem Franciscana na região, bem como os aspectos mais significativos da referida instituição. O referencial teórico teve como aporte da História Cultural desenvolvida por Chartier (1982), Certeau (1982) e Le Goff (1990; 2011). A metodologia foi norteada por estudos documentais, biográficos e iconográficos acerca do objeto, com destaque para os registros sobre essa instituição no terreno paroquial. Em meio aos desafios apresentados no decorrer do processo investigativo, destaca-se, pois não se resolvem pela acumulação ou justaposição informativa de memórias e arquivos, mas sim pela interpelação do devir concernente ao espaço temporal e sociocultural, principal produto das relações entre estruturas, circunstâncias, agentes, culturas, valores, interesses, motivações, racionalidades, narrativas de vida que caracterizaram e substantivaram o processo educacional. A Escola Reunida São Pedro surge como escola paroquial.
Abstract: This research contributes to the expansion of knowledge in the field about History of Education in Mato Grosso and Mato Grosso do Sul. It’s intended to present the educational context based on concepts of space and place, as well as the operating characteristics of the Reunida São Pedro School, settled in the old Nucleus Colonial of Dourados, in the municipality of Dourados (MS). It is inserted in more specific terms in the History of Educational Institutions and also intends to portray the role of the Franciscans in the process of organizing of the Reunida São Pedro School. The general objective of this research was to analyze the participation of Franciscan friars in the creation and operation of this institution, from 1968 to 1979, from the context of formation of Vila São Pedro, district of Dourados, and the process of institutionalization of rural primary education in the south of Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. The historical analysis of the proposed theme contemplates considerations about the social agents that participated in the educational expansion and the movement of the Franciscan Order in that region, as well as the most significant aspects of this institution. The theoretical reference had as contribution of the Cultural History developed by Chartier (1982), Certeau (1982) and Le Goff (1990; 2011). The methodology was guided by documentary, biographical and iconographic studies about the object, with emphasis on the records about this institution in the parochial field. In the midst of the challenges presented during the investigative process, it is remarkable that they are not solved by the accumulation or informative juxtaposition of memories and archives, but by the interpellation of becoming concerning temporal and sociocultural space, the main product of the relationships between structures, circumstances, agents, cultures, values, interests, motivations, rationalities, life narratives that characterized and substantiated the educational process.
Keywords: Educação básica
Elementary education
Franciscanos
Franciscans
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: BORBA, Marcel dos Santos. Entre leigos e franciscanos: da escola paroquial a escolas reunidas, Vila São Pedro, distrito de Dourados – MT/MS (1957-1979). 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1636
Issue Date: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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