Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2179
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposição de um processo de gerenciamento de riscos para o setor de engenharia clínica do Hospital Universitário da Grande Dourados como forma de estimular o desenvolvimento da visão holística dos riscos na empresa
Autor(es): Alcântara, Laís Ramos
Primeiro Orientador: Menegazzo, Mariana Lara
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Luan Carlos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Lamanna, Flávia Lefort
Resumo: Detectar os principais riscos com potencial de impactar as atividades atreladas aos pontos estratégicos fundamentais de uma organização hospitalar pode guiar o processo decisório frente ao atual cenário de incertezas. Assim, esse trabalho consistiu em estimular o desenvolvimento da visão holística dos riscos no Hospital Universitário da Grande Dourados por meio da proposição de um processo de gerenciamento de riscos para o setor de Engenharia Clínica, viabilizando elevar a gestão de risco do nível operacional para o estratégico, para que a mesma consiga controlar e manter os riscos em níveis desejados. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa utilizando os procedimentos técnicos de uma pesquisa ação, onde por meio da identificação, avaliação e priorização dos riscos, pode se moldar um plano de ação sobre a tratativa dos riscos avaliados, comunicando as partes interessadas e definindo um monitoramento. Através dos resultados obtidos foi possível verificar que a maior parte dos riscos da Engenharia Clínica estão alocados na área de gestão de manutenções, bem como mensurar que a criticidade do nível de risco do setor é passível de gerenciamento, sendo necessário introduzir na rotina de trabalho um monitoramento de forma sistemática. No entanto, por mais que o gerenciamento de riscos segregado possa beneficiar uma instituição hospitalar, ele só alcançará a eficiência e eficácia pretendida quando passar a ser integrado, avaliando a interconectividade e interdependência dos riscos de toda a instituição.
Abstract: Detecting the main risks with the potential to impact the activities linked to the fundamental strategic points of a hospital organization can guide the decision making process in the current scenario of uncertainties. Thus, this work consisted in stimulat ing the development of a holistic view of risks at the University Hospital of Grande Dourados by proposing a process of risk management for the Clinical Engineering sector, making it possible to raise risk management from operational to strategic level , so that it can control and maintain risks at desired levels. The methodology applied was qualitative approach using the technical procedures of an action research, where by means of the identification, evaluation and prioritization of the risks, a plan of action can be formulated on the treatment of evaluated risks, communicating the interested parties and defining a monitoring. Through the results obtained it was possible to verify that most of the risks of the Clinical Engineering are allocated in the area of maintenance management, as well as to measure that the criticality of the sector's risk level is manageable, being necessary to introduce in the work routine a systematically. However, even though segregated risk management may benefit a hospital institution, it will only achieve the desired efficiency and effectiveness when it becomes integrated, assessing the interconnectedness and interdependence of institution-wide risks.
Palavras-chave: Gestão de risco
Risk management
Gestão hospitalar
Hospital management
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: ALCÂNTARA, Laís Ramos. Proposição de um processo de gerenciamento de riscos para o setor de engenharia clínica do Hospital Universitário da Grande Dourados como forma de estimular o desenvolvimento da visão holística dos riscos na empresa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2179
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LaisRamosAlcantara.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.