Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2236
Tipo: Livro
Título: Memória ou esquecimento da educação escolar?: um itinerário de pesquisa de intervenção
Autor(es): Fernandes, Lincoln Christian
Resumo: Este livro insere-se na perspectiva das investigações do campo da história da educação brasileira e na temática da história e memória de instituições escolares. Por meio de um estudo de caso realizado numa comunidade escolar de Dourados, MS, Fernandes retrata, nesta obra, uma realidade de esquecimento e silêncio da educação escolar, constatada pela análise dos relatos de membros da própria comunidade e de documentos ou fontes responsáveis pelo registro das práticas cotidianas da cultura escolar. Assim, Fernandes vale-se de fontes orais para evidenciar a riqueza das narrativas sobre a educação escolar e produz um mecanismo de apreensão e preservação da voz dos sujeitos escolares, ressaltando a importância de trabalhar a cultura material e imaterial produzida no ambiente escolar como patrimônio histórico. Esta obra expõe o caminho trilhado e os resultados da pesquisa de intervenção conduzida por Fernandes, dentre eles a criação de um centro de documentação, um núcleo preservacionista da memória escolar.
Palavras-chave: Escola
Schools
Memória social
Collective memory
História oral
Oral history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: FERNANDES, Lincoln Christian. Memória ou esquecimento da educação escolar?: um itinerário de pesquisa de intervenção. Dourados, MS: Editora UFGD, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2236
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
memoria-ou-esquecimento-da-educacao-escolar-um-itinerario-de-pesquisa-de-intervencao-lincoln-christian-fernandes.pdf590,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.