Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2375
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização do Ciclo PDCA para a diminuição de desperdícios inerentes aos processos da sala de cortes de um frigorífico
Autor(es): Tecchio, Aloísio Ari
Primeiro Orientador: Raupp, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Eliete
metadata.dc.contributor.referee2: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
Resumo: Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas atualmente é sustentar a padronização de processos e produtos a fim de alcançar o maior nível de qualidade e produtividade com a menor perda possível. O melhor jeito de alcançar tais níveis realiza-se através de métodos de melhorias contínuas. Dentre os mais variados métodos, ressalta-se o Ciclo PDCA (do inglês: Plan, Do, Check, Act) o qual se demonstra eficaz e ágil na resolução de problemas. Essa metodologia caracteriza-se por sua simplicidade e eficácia em planejar, pôr em prática, controlar e agir sobre ascausas fundamentais (comuns e especiais), no intuito de alcançar a meta estabelecida. Além disto, pode ser empregado com o auxílio de ferramentas da qualidade específicas, as quais são de suma importância na execução do giro do ciclo. Giro este que deve ser realizado constantemente, visando à melhoria contínua dos processos e, por consequência da organização. Este estudo procura evidenciar a relevância do emprego do Ciclo PDCA (com auxílio das ferramentas da qualidade)na garantia da qualidade do produto (através das proposições de melhorias), caracterização e eliminação de desperdícios inerentes aos processos e, consequentemente, a diminuição dos custos de produção. O objeto de estudo em questão está ligado à avicultura brasileira e, portanto, será um frigorífico de frango de corte na cidade de Dourados. Para contextualização do tema, será ilustrado um estudo de caso, com seu respectivo modelo de implantação e aplicação, onde aquantidade de produtos desperdiçados no chão de fábrica foi sensivelmente reduzida, havendo consequentemente, a redução dos custos com desperdícios. Estas mudanças foram concebidas através da utilização do Ciclo PDCA, evidenciando assim, a eficácia do emprego do ciclo.
Palavras-chave: Ciclo PDCA
Frangos de corte
Broiler
Controle de custos
Cost control
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: TECCHIO, Aloísio Ari. Utilização do Ciclo PDCA para a diminuição de desperdícios inerentes aos processos da sala de cortes de um frigorífico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2375
Data do documento: 11-Ago-2017
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AloisioAriTecchio.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.