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Tipo: Tese
Título: Possibilidades e limitações de micropercursos de estudo e pesquisa em geometria: uma experiência de formação continuada com professores da rede pública
Título(s) alternativo(s): Possibilities and limitations of micropercures for study and research in geometry: an experience of continuing education with public school teachers
Autor(es): Santos, Cintia Melo dos
Primeiro Orientador: Freitas, José Luiz Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, José Messildo Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Bellemain, Paula Moreira Baltar
metadata.dc.contributor.referee3: Bittar, Marilena
metadata.dc.contributor.referee4: Chiari, Aparecida Santana de Souza
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é investigar possibilidades do desenvolvimento de micro Percursos de Estudo e Pesquisas (PEP) por meio de um estudo praxeológico, desenvolvido em uma formação continuada de professores de matemática. A formação foi realizada com um grupo de doze professores atuantes na educação básica, no qual trabalhamos com sistemas didáticos intrínsecos aos estudos dos conteúdos geométricos amparados pela metodologia do PEP. Todas as sessões foram gravadas em áudio e vídeo, e, posteriormente, foram transcritas para a análise da produção dos dados. Para o estudo e desenvolvimento do PEP, buscamos compreensões da Teoria Antropológica do Didático (TAD), com ênfase no paradigma didático questionamento do mundo e dos níveis de codeterminação, identificando condições e restrições que permeiam as práticas pedagógicas dos professores participantes da pesquisa. Ao analisar os sistemas didáticos, pudemos perceber que os professores são dependentes dos livros didáticos e que esse recurso tem direcionado as suas práticas pedagógicas. Vimos também o quanto as condições impostas nas suas formações acadêmicas acabam sendo refletidas no modo como conduzem as suas práticas em sala de aula, reproduzindo um ensino direcionado pelo paradigma visita às obras no que diz respeito ao ensino de Geometria. Além disso, observamos a necessidade dos professores em estudar e buscar mais informações em torno dos conceitos abordados e o quanto suas praxeologias estão no bloco fazer, com poucas justificativas teóricas e tecnológicas. Nesse cenário, vimos que o PEP provocou nos professores uma desestabilização praxeológica dos seus conhecimentos geométricos, assim como o desenvolvimento de cada percurso depende fortemente dos sujeitos envolvidos no processo, ressaltando que a realidade brasileira no desenvolvimento de formações não propicia a permanência dos professores em formações continuadas, sendo uma busca mais individual de cada professor.
Abstract: The main objective of this research it's to investigate micro-PEP development's possibilities through a praxeological study, developed in a mathematics teachers' continuous formation. The formation was fulfilled with a group of twelve teachers acting in basic education, in which we worked with didactic systems intrinsic to the geometric contents' study supported by PEP methodology. All sessions were recorded in audio and video, and later transcribed for data production's analysis. For the PEP's study and development, we seek understandings of the Anthropological Theory of Didactic (TAD), with emphasis on the didactic paradigm question of the world and the levels of codetermination, identifying conditions and restrictions that permeate the pedagogical practices of the teachers participating in the research. When analyzing the didactic systems, we could see that the teachers are dependent on the textbooks and that this resource has directed their pedagogical practices. We also saw how the conditions imposed on their training’s academic are reflected in the way they conduct their practices in the classroom, reproducing a teaching guided by the paradigm visit to the works with reguard to Geometry teaching. In addition, we observed the need of teachers in studying and seeking more information around the concepts covered and how much their praxeologies are in the block to do, with few theoretical and technological justifications. In this scenario, we saw that PEP provoked in teachers a praxeological destabilization of their geometrical knowledge, as the development of each route depends strongly on the subjects involved in the process, emphasizing that the brazilian reality in the development of formations does not allow the permanence of teachers in formations continuous, being a more individual search of each teacher.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Educação básica
Elementary education
Geometria
Geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação Matemática
Citação: SANTOS, Cintia Melo dos. Possibilidades e limitações de micropercursos de estudo e pesquisa em geometria: uma experiência de formação continuada com professores da rede pública. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2449
Data do documento: 11-Dez-2019
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