Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2468
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do consumo alimentar de idosos atendidos em um ambulatório de nutrição em geriatria
Autor(es): Ximenez, Jaine Alves
Primeiro Orientador: Lima, Claudia Gonçalves de
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar o consumo alimentar de idosos atendidos em umAmbulatório de Nutrição em Geriatria através da aplicação do questionário de frequência alimentar (QFA). Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo realizado com 25 idosos atendidos entre os anos de 2016 a 2019. As variáveis estudadas foram o consumo alimentar, índice de massa corporal, sexo e idade. Com a análise qualitativa da dieta consumida, foi possível verificar um consumo excessivo, em ambos os sexos, do grupo dos óleos e carnes e ovos; um consumo abaixo do recomendado de cereais, hortaliças, frutas e leite e derivados; consumo de bebidas com adição de açúcar predominantemente maior do que bebidas sem açúcar; e maior número de idosos que não consumiram produtos light/diet quando comparado àqueles que consumiram. Com relação ao IMC, a maioria apresentou excesso de peso (68%) e a população foi predominantemente feminina (72%) com idade média de 68 anos de idade. Diante dos resultados conclui-se que a maioria dos participantes apresentou consumo inadequado dos grupos alimentares, sendo necessário ações educativas de orientação nutricional para promover mudanças e melhoria nos seus hábitos alimentares e qualidade de vida.
Palavras-chave: Idosos
Older people
Consumo de alimentos
Food consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: XIMENEZ, Jaine Alves. Avaliação do consumo alimentar de idosos atendidos em um ambulatório de nutrição em geriatria. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2468
Data do documento: 24-Jun-2019
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaineAlvesXimenez.pdf8,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.