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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2632
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Implementação e efetivação da Lei n° 11.645/2008 no currículo escolar brasileiro: diálogo com professores |
Autor(es): | Jesus, Julian Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Sá Junior, Mario Teixeira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Diallo, Cintia Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Held, Thaisa Maira Rodrigues |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é a análise da efetividade da Lei n° 11.645/2008, sob a opinião de um grupo de professores aqui entrevistados. Ressalta a importância do estudo sobre a implementação e efetividade da mesma na sociedade contemporânea, com a finalidade de contribuir para a eficiência da lei nos meios escolares, levando em consideração as populações afro-brasileiras e indígenas que estão inseridas na mesma. A legislação brasileira abarca, nesta lei, a obrigatoriedade da introdução da história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos escolares brasileiros, regidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A presente pesquisa analisou e discorreu sobre a Lei n° 11.645/2008 desde sua criação e implementação, passando pela história da luta dos movimentos indígenas e afro-brasileiro, que nela estão contemplados. O estudo do tema delimitado foi conduzido pelo método de investigação bibliográfica e documental, apresentando como pilar principal a teoria decolonial, assim como a realização de uma pesquisa qualitativa que versa sobre a implementação e efetivação da lei em âmbito regional. |
Abstract: | The objective of this paper is to analyze the effectiveness of Law No. 11,645, under the opinion of a group of teachers interviewed here. It emphasizes the importance of the study on its implementation and effectiveness in contemporary society, with the purpose of contributing to the efficiency of the law in schools, taking into consideration the Afro-Brazilian and indigenous populations that are inserted in it. Brazilian law encompasses, in this law, the obligation of introducing indigenous and Afro-Brazilian history and culture into Brazilian school curriculum, based on the National Education Guidelines and Bases Law. This research analyzed and discussed about Law No. 11,645 since its creation and implementation, passing through the history of the struggle of the indigenous and Afro-Brazilian movements, which are contemplated in it. The study of the delimited theme was conducted by the method of bibliographic and documentary investigation, presenting as main pillar the decolonial theory, as well as the conduction of a qualitative research that deals with the implementation and effectiveness of the law in the regional scope. |
Palavras-chave: | Educação Education Lei n° 11.654/2008 Movimentos sociais Social movements Povos indígenas Indigenous peoples Afrodescendente Afro-Brazilian |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Direito e Relações Internacionais |
Citação: | JESUS, J. F. A Implementação e efetivação da Lei n° 11.645/2008 no currículo escolar brasileiro: diálogo com professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2632 |
Data do documento: | 29-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Relações Internacionais |
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