Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2827
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do consumo de combustível de um automóvel de passeio em trajeto com faixas elevadas para travessia de pedestres e trajeto livre |
Autor(es): | Hellmann, Allan |
Primeiro Orientador: | Silva, Ramon Eduardo Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Eduardo Manfredini |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sousa, Reginaldo Ribeiro de |
Resumo: | Neste trabalho são apresentados conceitos básicos de motores de combustão interna (MCI), fatores que influenciam o consumo de combustível e um estudo do impacto de faixas elevadas para travessia de pedestres no consumo de um automóvel de passeio. Programas governamentais de incentivo fiscal como o Inovar-Auto e o Rota 2030 visam otimizar a matriz energética brasileira e reduzir os impactos ambientais, medidos através de normas técnicas, porém o consumo e emissões reais podem variar drasticamente por fatores externos como intempéries, tráfego, modo de condução e condições da via. O estudo mostra que o automóvel levou 52 s (14,7%) e consumiu 21,2% de combustível, a mais, para percorrer um trajeto de 5400 m contendo 4 faixas elevadas para travessia de pedestres, comparado a um trajeto livre. Isoladamente, cada faixa adicionou, em média, 13 s (63,7%) ao trajeto. Além disso, cada faixa causou um aumento do consumo de combustível de 96,2%, equivalente a R$ 0,064, comparado com um trecho livre de mesma distância. Pelo significativo impacto, a instalação de dispositivos de redução de velocidade deve ser cuidadosamente estudada. |
Abstract: | In this work is presented basic concepts of internal combustion engines (ICE), factor which influence fuel consumption, and a study about the impact of the elevated pedestrian crossings over a passenger car’s fuel consumption. Tax incentive governmental programs such as the Inovar-Auto and the Rota 2030 aim to optimize the Brazilian energy matrix and reduce environmental impacts, measured via technical standards. However, the real-world fuel consumption and emissions may drastically vary upon external factors such as climate conditions, traffic, driver behavior and road conditions. The study found that the automobile spent 52 s (14,7%) and consumed 21,2% more, to travel along a 5400 m route containing 4 elevated pedestrian crossings, compared to a route free of crossings. Alone, each crossing added, on average, 13 s (63,7%) to the course. Furthermore, each crossing caused an increase of 96,2% in fuel consumption, equivalent to R$ 0,064, compared to a free course of the same distance. Due to the significative impact, the installation of speed reduction dispositive must be carefully studied. |
Palavras-chave: | Motor de combustão interna Internal combustion engines Combustível - consumo Fuel consumption |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Engenharia |
Citação: | HELLMANN, Allan. Análise do consumo de combustível de um automóvel de passeio em trajeto com faixas elevadas para travessia de pedestres e trajeto livre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2827 |
Data do documento: | 11-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Energia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AllanHellmann.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.