Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3176
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tecnologias para motores diesel visando redução de emissão de poluentes |
Autor(es): | Simon, Guilherme Menezes |
Primeiro Orientador: | Souza, Cristiano Márcio Alves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Orlando, Roberto Carlos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Yamamoto, Natanael Takeo |
Resumo: | A humanidade vem explorando e extraindo os recursos naturais do planeta de forma ardilosa. A indústria automobilística a cada ano produz cerca de 50 milhões de veículos automotores movidos a combustíveis fosseis, dentre eles o diesel, classificado como uma das alternativas mais poluentes, assim existe a necessidade de soluções com menores impactos ambientais e economicamente justos. Neste contexto, o propósito do trabalho é uma revisão de literatura tendo como principal objetivo pesquisar por tecnologias disponíveis de substituição total ou parcial de óleo diesel por etanol. O que permitirá obter conhecimento sobre a utilização de biocombustíveis com relação a menor custo, eficiência, vantagens e desvantagens e possibilitando assim maior expectativa de crescimento a meios sustentáveis no mundo atual. As buscas bibliográficas foram realizadas em artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, sítios de internet e anais de congresso. As novas tecnologias encontradas foram substituição total do óleo diesel por etanol, substituição parcial do óleo diesel por mistura com etanol, substituição total de óleo diesel com uso de velas aquecedoras, substituição parcial do óleo diesel por injeção de etanol no coletor de admissão, substituição parcial do óleo diesel por injeção de etanol internamente ao cilindro do motor no início do tempo de compressão, controle eletrônico de injeção, recirculação do gás de escapamento, redução catalítica seletiva. O estudo demonstrou que o uso de motores com injeção direta de óleo diesel com adição de etanol em motor diesel é pouco difundido nos estudos e nas indústrias brasileiras e as alterativas em uso ou em estudos se mostram economicamente inviáveis para a implementação atualmente devido ao alto custo de implantação e manutenção. |
Palavras-chave: | Biocombustível Biofuels Sustentabilidade Sustainability Motor de combustão interna Internal combustion engines Etanol Ethanol |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Agrárias |
Citação: | SIMON, Guilherme Menezes. Tecnologias para motores diesel visando redução de emissão de poluentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3176 |
Data do documento: | 4-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Agrícola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GuilhermeMenezesSimon.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.