Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3382
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um Estudo de caso sobre a contribuição das disciplinas de formação profissional do curso de ciências contábeis da UFGD para uma carreira pública
Autor(es): Sanabria, Francisca Alvarenga
Primeiro Orientador: Noriller, Rafael Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Juarez Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Rode, Manfredo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo elaborar um estudo de caso de avaliações realizadas pela instituição ESAF (Escola de Administração Fazendária) direcionada ao concurso da Receita Federal do Brasil entre os anos de 2005 a 2014, em paralelo ao curso de Ciências Contábeis da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). No intuito de atingir o objetivo foi utilizada a pesquisa descritiva, estudo de caso e quantitativa. As análises consoantes as avaliações do concurso público, especificamente, da instituição Receita Federal do Brasil para o cargo de Auditor fiscal atende as exigências no curso de ciências contábeis da UFGD. Trazendo uma reflexão aos acadêmicos no processo de avaliação e aprendizado, oferecendo conhecimentos do tema aqui tratado. Conclui-se que a busca por segurança e estabilidade na área de concurso público é a mais almejada por diversos acadêmicos, já que com base nos dados dos quatro anos verificou-se que as disciplinas de formação profissional do Curso de Ciências Contábeis representam uma porcentagem de 18,40% de questões relacionadas à área de formação contábil, entretanto, a porcentagem não representa nem um quarto das três etapas de provas aplicadas.
Abstract: This study aims to develop a case study of evaluations carried out by ESAF institution (School of Finance Administration) directed to contest the Federal Revenue of Brazil between the years 2005-2014, in parallel to the course of Accounting Sciences UFGD (University Federal Grande Dourados). In order to achieve the goal we used the descriptive research, case study and quantitative. Analyses consonants assessments of tender, specifically, the institution Federal Revenue of Brazil to the position of Tax Auditor meets the requirements in the course of accounting sciences UFGD. Bringing a reflection on the academic evaluation and learning process, offering theme knowledge hereof. We conclude that the search for security and stability in the tender area is the most desired by many scholars, as based on the data of four years it was found that the vocational subjects of Accounting Course represent a percentage of 18.40% of issues related to accounting training area, however, the percentage is not even a quarter of the three stages of tests applied.
Palavras-chave: Receita Federal
Federal Revenue
Auditor fiscal
Escola de Administração Fazendária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SANABRIA, Francisca Alvarenga. Um Estudo de caso sobre a contribuição das disciplinas de formação profissional do curso de ciências contábeis da UFGD para uma carreira pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3382
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscaAlvarengaSanabria.pdf607,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.