Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3458
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Processo de avaliação do ensino-aprendizagem na disciplina de educação física
Autor(es): Prado, Annelize Oliveira do
Primeiro Orientador: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Lollo, Pablo Christiano Barboza
metadata.dc.contributor.referee2: Faleiros, Leandro Aparecido
Resumo: O artigo objetivou descrever e analisar o processo de avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar, a fim de aproximar a noção de avaliação como um processo subsidiário do ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa documental e de campo em uma escola estadual do município de Dourados, por meio de análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e da aplicação de questionários para 197 alunos e 1 professor do ensino médio. Buscou-se verificar como a avaliação da aprendizagem se encontra no PPP, e como vem sendo utilizado pelo professor, a fim de investigar se os conhecimentos e as avaliações realizadas por ele condizem com o que está presente no PPP. Como resultado, verificou-se que o processo de avaliação do ensino-aprendizagem está de acordo com o documento em relação à atribuição de notas, e que o processo de avaliação contempla “inovações” e “retrocessos”.
Abstract: The work aimed to describe and analyze the evaluation process of learning on school Physical Education, in order to approach the notion of evaluation as a subsidiary process of the teaching-learning. Was made a documental and field research in a state school of Dourados city with the analyses of Pedagogical Political Project (PPP) and with the application and analyses of questionnaires to 197 students and to 1 high school teacher. Was tried to verify how the learning evaluation is in the PPP and how it has been utilized by the teacher in order to investigate if the knowledge and the evaluation are according to PPP. The results show that the evaluation of teaching-learning process is according with the document, regarding to grades allocation and that the evaluation process includes “innovations” and “setbacks”.
Palavras-chave: Educação física - ensino e aprendizagem
Physical education - Study and teaching
Avaliação educacional
Educational assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: PRADO, Annelize Oliveira do. O Processo de avaliação do ensino-aprendizagem na disciplina de educação física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3458
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnnelizeOliveiradoPrado.pdf443,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.