Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3459
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010
Autor(es): Silva, Barbara Karoline Antunes da
Primeiro Orientador: Vinha, Marina
metadata.dc.contributor.referee1: Lollo, Pablo Christiano Barboza
metadata.dc.contributor.referee2: Faleiros, Leandro Aparecido
Resumo: Este artigo teve como objetivo sistematizar os jogos tradicionais no contexto do Curso de Formação em Nível Médio de Professores Guarani e Kaiowá, denominado Projeto Àra Verá [Espaço-Tempo Iluminado]. A base metodológica consistiu em uma pesquisa documental com característica descritiva, em que foram realizadas buscas em documentos redigidos por professores indígenas matriculados no Curso Àra Verá. Os referenciais documentais foram obtidos em: Dossiê do Projeto Ára Verá, Referencial Curricular para Escolas Indígenas, documentos escrito pela UNESCO e o Acervo de jogos tradicionais Guarani e Kaiowá elaborados na disciplina Educação Física, referentes à turma de 2010. A recuperação e sistematização das práticas corporais dos jogos tradicionais contribuem para o fortalecimento de valores culturais, por revitalizar a cultura corporal de movimento dos indígenas.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo sistematizar los juegos tradicionales en el contexto del Curso de Formación de Profesores de nivel medio Guarani y Kaiowá, llamado Proyecto Àra Verá [Espacio-Tiempo Iluminado]. La base metodológica consistió en la investigación documental con característica descriptiva, en que se realizaron búsquedas en los documentos escritos por maestros indígenas matriculados en el Curso Àra Verá. Los referencias documentales se obtuvieron de: Dossier Proyecto Àra Verá, Plan de Estudios para las Escuelas Indígenas, Documentos escrito por la UNESCO y la Colección de juegos tradicionales Guaraní y Kaiowá preparados la disciplina de Educación Física, en referencia a la clase de 2010. La recuperación y sistematización de las prácticas corporales de juegos tradicionales contribuye al fortalecimiento de los valores culturales, para revitalizar la cultura del movimiento corporal de los indios.
Palavras-chave: Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
Povos indígenas - Guarani-Kaiowá
Indigenous peoples - Guarani-Kaiowá
Povos indígenas - jogos tradicionais
Indigenous peoples - games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: SILVA, Barbara Karoline Antunes da. Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3459
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BarabaraKarolineAntunesdaSilva.pdf568,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.