Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3603
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade fisiológica de sementes de soja cultivadas na safrinha submetidas ao processo de secagem
Autor(es): Santos, Murilo Henrique Rojas dos
Primeiro Orientador: Goneli, André Luís Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Siqueira, Valdiney Cambuy
metadata.dc.contributor.referee2: Hartmann Filho, Cesar Pedro
Resumo: Considerando a importância da cultura da soja para a região da grande Dourados e a necessidade de um banco de dados sobre as principais características desta cultura, especialmente quando cultivada na safrinha, com o presente trabalho objetivou-se avaliar a influência dasdiferentes temperaturas do ar de secagem sobre a qualidade fisiológica de sementes de soja (Glycine max L.). Foram utilizadas sementescolhidas com teor de água inicial de, aproximadamente, 23% b.u. As sementes foram submetidas ao processo de secagem até atingir o teor de água final de, aproximadamente, 12% b.u. A secagem das sementes foi realizada em um secador experimental de leito fixo, as temperaturas utilizadas para o ar de secagem foram: 40, 50, 60, 70 e 80 °C, e o fluxo 0,2 m3 s-1 m -2.Após o processo de secagem, para se avaliar a qualidade fisiológica das sementes de soja cultivadas na safrinha, as sementes foram submetidas a testes de germinação, primeira contagem do teste de germinação,condutividade elétrica, envelhecimento acelerado e frio modificado. A elevação da temperatura do ar de secagem provocou danos aos sistemas de membranas, com consequente desarranjo dos componentes celulares, e também danificou estruturas que promovem a germinação, causando uma redução nos valores dos testes de germinação e primeira contagem, envelhecimento acelerado e frio modificado, e aumentando os valores de condutividade elétrica. Conclui-se que a elevação da temperatura do ar de secagem acarreta danos à qualidade fisiológica das sementes de sojae que as temperaturas do ar de secagem de 40 e 50 °C, entre as testadas, são as mais recomendadas para a secagem das sementes de soja.
Palavras-chave: Glycine max
Germinação
Germination
Vigor da semente
Seed vigour
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SANTOS, Murilo Henrique Rojas dos. Qualidade fisiológica de sementes de soja cultivadas na safrinha submetidas ao processo de secagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3603
Data do documento: 28-Nov-2014
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MuriloHenriqueRojasdosSantos.pdf192,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.