Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3669
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Previsão de demanda no mercado de varejo: um estudo de caso em comércio de baterias automotivas
Autor(es): Urio, Luis Cézar Siqueira
Primeiro Orientador: Reis, João Gilberto Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Hernández Vergara, Walter Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Rodda, Maria Rita Cardoso
Resumo: Previsão de demanda é um dos modelos de análise mais utilizados na gestão do planejamento e controle da produção, pois é uma ferramenta que proporciona prever o comportamento da demanda para que seja feita a programação das necessidades de compra de suprimentos para a produção. No caso do varejo em micro empresa, este método é substituído pela análise e programação intuitiva baseada no conhecimento tácito do comerciante onde desenvolvendo um estudo de caso baseado na previsão de demanda por meio de análises qualitativas e quantitativas voltada ao varejo através do cálculo da previsão de vendas, foi feito o confrontamento dessas informações com a demanda real do período estudado por meio dos cálculos realizados na plataforma do software Microsoft Excel®, onde se obteve resultados numéricos e gráficos. Resultou na determinação do modelo de previsão de demanda que melhor representa o comportamento do mercado de varejo de baterias automotivas, onde este foi aplicado a uma planilha que foi construída simplificada para ser manuseada pelos comerciantes, onde, desta forma o empresário terá dados mais apurados do que apenas os intuitivos, para sua programação de compras, sendo possível o atendimento a demanda sem custos elevados de estoque ou de perda de vendas.
Palavras-chave: Previsão de demanda
Demand forecasting
Comércio varejista
Retail trade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: URIO, Luis Cézar Siqueira. Previsão de demanda no mercado de varejo: um estudo de caso em comércio de baterias automotivas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3669
Data do documento: 4-Set-2013
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuisCezarSiqueiraUrio.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.