Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3685
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um Estudo sobre a segregação e destinação dos resíduos da construção civil de Dourados-MS
Autor(es): Gregory, Sidnei Luis
Primeiro Orientador: Martins, Fernando Ramalho
Resumo: A sustentabilidade tornou-se atrativa quando aliou a possibilidade de ganhos sociais ambientais e econômicos para qualquer setor, e certamente é uma forte tendência para este século. Devido ao avanço urbano acelerado, há uma preocupação diretamente ligada ao setor da construção civil, mais propriamente dito na geração dos resíduos das construções, as novas infra-estruturas, edificações ou reformas, e a destinação apropriada para estes materiais, tornando-se um problema para a gestão pública e ou uma oportunidade para organizações privadas. Para tanto, este trabalho apresenta um estudo dos resíduos gerados pelas construções quanto a sua segregação e destinação no município de Dourados-MS, demonstrando como algumas práticas poderão tornar o setor mais sustentável. A pesquisa contou com uma metodologia proposta por Vergara (2000), que se refere a uma pesquisa investigativa e exploratória, com a aplicação de questionários, entrevistas, e registros fotográficos realizados nas obras em Dourados-MS. Uma análise quantitativa foi realizada para os questionários e uma análise qualitativa foi usada para as entrevistas e para os registros fotográficos. Como resultado a pesquisa apresentou dados relevantes, identificando os principais resíduos gerados no canteiro de obras, e o pouco, quase nulo, reaproveitamento destes materiais no mercado.
Palavras-chave: Resíduos da Construção Civil
Civil Construction Waste
Gerenciamento de resíduos
Waste management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: GREGORY, Sidnei Luis. Um Estudo sobre a segregação e destinação dos resíduos da construção civil de Dourados-MS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3685
Data do documento: 4-Out-2012
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SidneiLuisGregory.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.