Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3703
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Percepção dos consumidores de carnes em relação ao serviço de inspeção federal: uma análise sob a ótica dos moradores do município de Glória de Dourados - MS
Autor(es): Garcia, Adriano Alves
Primeiro Orientador: Talamini, Edson
Resumo: A alimentação é um requisito básico para a sobrevivência humana, e em nossa sociedade pode-se destacar a grande atenção voltada ao consumo de alimentos de origem animal em nossas refeições. Com a expansão no consumo tornou-se frequente o número de casos de infecções alimentares. Com essa preocupação, foi criado pelo governo nacional um órgão responsável pela inspeção sanitária do processo produtivo, que visa atentar o consumidor a qualidade destes alimentos, denominado SIF (Serviço de Inspeção Federal). O objetivo principal deste artigo é identificar o nível de percepção dos consumidores de carnes vermelhas em relação ao SIF. A revisão de literatura trata de temas relacionados ao comportamento do consumidor, segurança do alimento e os serviços de inspeção dos alimentos em âmbito nacional. Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo survey (ou Levantamento) que visa analisar dentre os consumidores entrevistados, suas características sócio-econômicas, seu perfil comportamental e suas percepções acerca do SIF. Os resultados apontaram que a grande maioria dos entrevistados não se preocupa em analisar a presença do selo/carimbo do SIF, e classificam seu nível de confiança no serviço de inspeção como razoável. Porém apesar de existir uma confiança apenas razoável foi constatado que o consumidor confia mais no selo público do que em um provável selo privado.
Palavras-chave: Serviço de Inspeção Federal
Qualidade da carne
Meat quality
Consumidor
Consumers
Segurança alimentar
Food - Safety measures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: GARCIA, Adriano Alves. A Percepção dos consumidores de carnes em relação ao serviço de inspeção federal: uma análise sob a ótica dos moradores do município de Glória de Dourados - MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3703
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianoAlvesGarcia.pdf460,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.