Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3722
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CPC 27 - ativo imobilizado: um estudo de sua aplicação nas empresas do setor industrial listadas no novo mercado no ano de 2010
Autor(es): José Neto, Antonio Filho
Primeiro Orientador: Huppes, Cristiane Mallmann
Resumo: O dinamismo vivido pela indústria brasileira após a crise econômica mundial de 2008 foi resultado da ampliação de investimentos nesse setor e da criação de segmentos especiais de listagem pela BM&FBOVESPA. A implantação dos níveis de governança 1, 2 e o Novo Mercado foi uma medida encontrada pela Bolsa para fortalecer o mercado acionário de modo a garantir aos investidores qualidade nas informações prestadas pelas principais entidades de capital aberto existente e as que futuramente optassem por abri-los. Paralelamente foram introduzidas mudanças na lei societária a fim de regular as empresas listadas, garantindo qualidade na divulgação das demonstrações financeiras. Desta forma o objetivo desse estudo foi analisar o nível de adoção às orientações contidas no CPC 27 pelas empresas industriais listadas no Novo Mercado em 2010. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, no que se refere ao suporte de conhecimento sobre o assunto, e documental quanto a análise das Notas Explicativas, que são sintetizadas em observações relativas às alterações de forma descritiva, quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativa e quantitativa pela descrição e quantificação dos fatos, respectivamente. Como resultado foi observado que houve um aumento na quantidade e na qualidade de informações trazidas no corpo das Notas Explicativas, também foi possível concluir que muitas exigências trazidas pelo CPC 27 já fazia parte das práticas contábeis realizadas por algumas empresas.
Palavras-chave: Capital (Economia)
Contabilidade societária
Social accounting
CPC 27
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: JOSÉ NETO, Antonio Filho. CPC 27 - ativo imobilizado: um estudo de sua aplicação nas empresas do setor industrial listadas no novo mercado no ano de 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3722
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioFilhoJoseNeto.pdf432,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.