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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Antônio Carlos Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678706191564914pt_BR
dc.contributor.referee1Huppes, Cristiane Mallmann-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0217003253917819pt_BR
dc.contributor.referee2Noriller, Rafael Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0402366978093807pt_BR
dc.creatorSilveira, Gabriela Borges-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267000189432953pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-08T13:12:36Z-
dc.date.available2020-09-08T13:12:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Gabriela Borges Silveira. Análise do comportamento dos custos das empresas brasileiras listadas no segmento da construção civil da BM&FBovespa entre os anos de 2005 e 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4042-
dc.description.abstractThe objective of this study is to identify and analyze the costs behavior of the Building Construction segment of Brazilian companies listed on the BM&FBOVESPA between the years 2005 and 2014. We proceeded to a study by the survey type with data from 14 companies over 10 years, whose data have been derived from financial statements published annually by companies. The survey results show that the Cost of Goods Sold consumes an average of 66.89% of the Net Revenues of this segment. Another finding of this study is that companies with higher revenues have better index CPV/RLV and consequently the bigger profit. The companies with revenues from 100 million the relationship CPV/RLV tends to be constant and those with lower revenues compared to 25 million the CPV/RLV increases, noting that, to billings below that line the part of the Net Revenues tends to be consumed in its entirety or even surpassed by the Cost of Goods Sold. Relative Sticky Costs concluded that for the segment under consideration the proposed theory by Anderson, Banker and Janakiraman (2003) confirms since for Net Revenues variations up to 10% and more than 10% the cost increases more when revenue increases than the reverse.en
dc.description.resumoO principal objetivo deste estudo é identificar e analisar o comportamento dos custos das empresas brasileiras do segmento da Construção Civil listadas na BM&FBOVESPA diante das mudanças no nível de atividade entre os anos de 2005 e 2014. Procedeu-se a uma pesquisa do tipo levantamento com dados de 14 empresas ao longo de 10 anos, cujos dados foram extraídos das demonstrações financeiras publicadas anualmente pelas empresas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Custo dos Produtos Vendidos consome em média 66,89% da Receita Líquida de Vendas deste segmento. Outra constatação deste trabalho é que as empresas que possuem maior faturamento apresentam melhor índice CPV/RLV e consequentemente o maior lucro. As que possuem faturamento a partir de 100.000.000 a relação CPV/RLV tende a ser constante e as que possuem faturamento inferior a 25.000.000 a relação CPV/RLV aumenta, apontando que, para faturamentos abaixo dessa linha a parcela da RLV tende a ser consumida em sua totalidade ou até mesmo superada pelo CPV. Em relação ao Sticky Costs conclui-se que para o segmento em análise a teoria proposta por Anderson, Banker e Janakiraman (2003) se confirma, uma vez que, para as variações RLV até 10% e acima de 10% o custo aumenta mais quando a receita aumenta do que o inverso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-09-08T13:12:36Z No. of bitstreams: 1 GabrielaBorgesSilveira.pdf: 459076 bytes, checksum: a7e05431697ef98be142463cb7b45a07 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-08T13:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielaBorgesSilveira.pdf: 459076 bytes, checksum: a7e05431697ef98be142463cb7b45a07 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento dos custospt_BR
dc.subjectCost behavioren
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectConstructionen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleAnálise do comportamento dos custos das empresas brasileiras listadas no segmento da construção civil da BM&FBovespa entre os anos de 2005 e 2014pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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