Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4147
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do transcriptoma de Urochloa decumbens (Stapf) cv. Basilisk para a identificação de peptídeos antimicrobianos
Autor(es): Shirakawa, Karina Tamie
Primeiro Orientador: Pereira, Rodrigo Matheus
metadata.dc.contributor.referee1: Simionatto, Simone
metadata.dc.contributor.referee2: Vilela, Danielle Marques
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi realizar a identificação de peptídeos antimicrobianos no transcriptoma de Urochloa decumbens cv. Basilisk utilizando ferramentas da Bioinformática, classificando os peptídeos antimicrobianos vegetais encontrados em famílias. Este trabalho visa fornecer informações sobre a espécie vegetal em análise e identificar os peptídeos antimicrobianos que possam ser utilizados como princípios ativos de fármacos ou como inseticidas, e em programas de melhoramento genético. O RNA foi extraído pela EMBRAPA Gado de Corte (Campo Grande, MS) e sequenciado pelo Beijing Genomics Institute, na China. O alinhamento dos transcritos únicos da planta foi realizado localmente utilizando o BLASTx pelo script BLASTall contra o banco de dados de peptídeos antimicrobianos CAMP. Os resultados foram organizados e analisados utilizando o MySQL, separando e contabilizando por taxonomia de origem, atividade antimicrobiana e família de peptídeos antimicrobianos. Do alinhamento obteve-se, inicialmente, 3.161 similaridades com 250 peptídeos antimicrobianos diferentes que, após a seleção manual, obteve-se 1.033 similaridades com 94 peptídeos antimicrobianos diferentes entre si. Os peptídeos antimicrobianos resultantes tinham principalmente atividade antibacteriana e antifúngica, pertencendo, principalmente, as famílias: taumatinas, snakins e defensinas, porém a maioria permaneceu como não definida pela classificação do CAMP. Os resultados obtidos demonstraram a diversidade do arsenal de defesa de U. decumbens cv. Basilisk.
Palavras-chave: Brachiaria decumbens
Bioinformática
Bioinformatics
Reação de defesa das plantas
Plant defense reactions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: SHIRAKAWA, Karina Tamie. Análise do transcriptoma de Urochloa decumbens (Stapf) cv. Basilisk para a identificação de peptídeos antimicrobianos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biotecnologia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4147
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:Biotecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarinaTamieShirakawa.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.