Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/43
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Reescrita no ensino formal: ações e intervenções com o uso de mídia digital
metadata.dc.creator: Silva, Kleber Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Adair Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Edilaine Buin
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Wagner Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Góis, Marcos Lúcio de Sousa
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação descreve uma pesquisa empírica de base interpretativista que tem como objetivo investigar as categorias de práticas interativas que emergem no processo de reescrita em um contexto de mediação provido do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. O corpus é composto por dados provenientes de uma revisão bibliográfica documental e dados gerados em contextos educacionais no município de Dourados, local de realização da pesquisa. A investigação contempla a inserção das tecnologias nas práticas de ensino e aprendizagem da escrita, tema abarcado pelos documentos oficiais referentes à Educação Nacional, tendo como aporte teórico considerações sobre: a escrita, o uso da internet e multimídias no ensino e noutras instâncias, a noção de reescrita e dos multiletramentos. Há o delineamento de três focos: num primeiro momento, com o propósito de verificar o atual estado da arte, traz-se à discussão alguns estudos sobre o conceito/processo da reescrita e sua focalização como objeto de pesquisa no Brasil e no exterior. Na segunda etapa do trabalho, evocam-se os aspectos metodológicos com a apresentação dos ambientes institucionais abarcados, o Ambiente Virtual de Aprendizagem usado no intento de instigar interações síncronas/assíncronas e os sujeitos da pesquisa implicados. Nessa parte há a descrição dos ambientes físicos (uma escola pública de Educação Básica onde atuamos com duas turmas do 3º ano do Ensino Médio e uma unidade acadêmica onde atuamos com uma turma de formandos do 7º semestre do curso de Letras), os ambiente virtuais e os sujeitos participantes da pesquisa. A atividade base foi a aplicação de uma Sequência Didática do gênero artigo de opinião (BARBOSA, 2006) que motivou o processo de escrita/reescrita delineado pelos sujeitos participantes desta pesquisa nos dois níveis de ensino. As versões textuais, as subjacentes intervenções mediadas por interfaces digitais (Moodle quickmail/e-mail e recursos do aplicativo Word) evidenciam o objeto de pesquisa constituído pelas categorias de práticas interativas discentes/docentes decorrentes do processo de reescrita. Por fim, os resultados, em recorte limitado e representativo, evidenciam essas categorias de práticas interativas efetivadas entre o professor (em situação de intervenção/mediação) e os(as) alunos(as) ou acadêmicos(as) (ante a intervenção do professor) que emergem no processo de reescrita.
Abstract: The current Master's thesis describes a based interpretative empirical research that aims to investigate the categories of interactive practices that emerge on the rewriting's process in a context of mediation provided from the use of Information and Communication Technologies. The corpus consists of coming data from a literature review and a literature-documentary review and coming data in educational contexts in the town of Dourados, the location of the research. The investigation focus on the insertion of these technologies in teaching and learning practices of writing, theme embraced by official documents relating to the National Education, having as theoretical support considerations regarding: the writing, the use of the Internet and multimedia in teaching and in other instances, the notion of rewriting and multiliteracies. There is the delineation of three focuses: in a first moment, in order to check the current state of the art, it is brought to the discussion some studies about the concept / process of rewriting and its focalization as an object of research in Brazil and abroad. In the second stage of the work, it is evoked the methodological aspects with the presentation of the embraced institutional environments, the Virtual Learning Environment used with the intention of instigate synchronous / asynchronous interactions and the research subjects implied. In this part of the research, there is the description of the physical environments (a public school of Basic Education where we operated with two classes from the third year of high school and an academic unit where we operated with a graduating class of the 7th semester of the Languages course), the virtual environment and the investigation subjects of the research. The background activity was the application of a Teaching Sequence of the opinion articles' genre (BARBOSA, 2006) that motivated the process of writing / rewriting outlined by the participants subject of the referred research in two levels of education. The textual versions, the underlying interventions mediated by digital interfaces (AVA Moodle quickmail / email and features of Word application) illustrate the research's object constituted by students/teachers interactive practice's categories stemming from the rewriting process. Finally, the results, in limited and representative cutout, demonstrate these interactive practices categories between teacher (in cases of intervention / mediation) and (the) students or academics (compared to the teacher's intervention ) that emerge on the rewriting process.
Keywords: Tecnologia - ensino e aprendizagem
Technology - Study and teaching
Hipermidia
Hypermidia
Redação escolar
Creative writing
Tecnologia educacional
Educational Technology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citation: SILVA, Kleber Ferreira da. A Reescrita no ensino formal: ações e intervenções com o uso de mídia digital. 2014. 210 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/43
Issue Date: 6-Jun-2014
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KleberFerreiradaSilva.pdf8,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.