Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4886
Tipo: Dissertação
Título: A Formação continuada de professores de educação infantil: ações da rede municipal de educação de ensino de Dourados/MS (2017-2020)
Título(s) alternativo(s): The continuing education of early childhood education teachers: actions of the municipal education network in Dourados/MS (2017-2020)
Autor(es): Carneiro, Giovanna de Matos Moraes
Primeiro Orientador: Alves, Andréia Vicência Vitor
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee2: Célio Sobrinho, Reginaldo
Resumo: Esta dissertação de mestrado está vinculada a linha de Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Stricto Sensu (PPGEdu), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem como objetivo analisar as ações da Rede Municipal de Ensino de Dourados para a Formação Continuada dos professores da Educação Infantil. Para tanto possui como objetivos específicos: apresentar a formação continuada de professores na literatura educacional; compreender a Educação Infantil no Brasil e de Dourados; apreender a formação continuada para professores da Educação Infantil no Brasil; analisar as ações para a formação continuada da Rede Municipal de Ensino para essa Educação no município de Dourados no entretempo 2017- 2020. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa qualitativa, por meio de análise documental e de conteúdo. Como fontes bibliográficas, utilizamos autores que pesquisam a Formação Continuada para Educação Infantil, o atendimento a Educação Infantil no Brasil e o direito a educação em nosso país. E, como fontes documentais, usamos a legislação brasileira e a normatização do município de Dourados que tratam da Educação Infantil. Ao final da pesquisa foi possível constatar que tanto as orientações às coordenadoras pedagógicas das instituições educacionais, assessoria técnico pedagógica da SEMED, as iniciativas para a formação continuada de professores como os documentos norteadores das práticas dos professores supracitados, realizadas pela Reme, através do NEI, buscam a qualificação da EI infantil e estavam em constância com a normatização educacional nacional, tais como as DCNEI e a BNCC, bem como com o PME (2015-2025).
Abstract: This master's dissertation is related to the Policy and Education Management studies of the Postgraduate Program in Education, Stricto Sensu (PPGEdu), from the Education Faculty (FAED), of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). It has the objective of analyzing the actions Municipal Education Network of Dourados for the Continuous Teacher Training of Child Education. Therefore, it presents as specific objectives: to present the Continuous Teacher Training in the educational literature; to understand the EI in Brazil and in Dourados; to apprehend the Continuous Training for EI teachers in Brazil; to analyze the actions for the Continuous Training of the Municipal Teaching Network for this Education in the municipality of Dourados between 2017-2020. The methodology used in this study was qualitative research through document and content analysis. As bibliographic sources, we used authors who address the Continuous Training for Child Education, the assistance to Child Education in Brazil, and the right to education in our country. As documental sources, we used the Brazilian law and the norms of Dourados that address Child Education. At the end of the research, it was possible to verify that both the guidelines for pedagogical coordinators of educational institutions, SEMED's technical and pedagogical consultancy, the initiatives for the continuous teacher training as well as the guiding documents for the teachers' practices mentioned, conducted by Reme, through NEI, seek the qualification of EI and are in line with the national educational standards, such as the DCNEI and the BNCC, as well as the PME (2015-2025).
Palavras-chave: Formação continuada
Continuing education
Política educacional
Educational policy
Educação infantil
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: CARNEIRO, Giovanna de Matos Moraes. A Formação continuada de professores de educação infantil: ações da rede municipal de educação de ensino de Dourados/MS (2017-2020). 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4886
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiovannadeMatosMoraesCarneiro.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.