Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5484
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação, ciência e inclusão: arranjo de tecnologia assistiva para acessibilidade de pessoas com deficiência visual em periódicos científicos (BOCA-Pub)
Other Titles: Education, science and inclusion: arrangement of assistive technology for accessibility of visually impaired people in scientific journals (BOCA-Pub)
metadata.dc.creator: Silva Filho, Givaldo Ramos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Angélica Conceição Dias
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma tecnologia social assistiva por meio de um produto técnico-pedagógico-social visando promover a acessibilidade das pessoas com deficiência visual ao conhecimento disponibilizado em periódicos científicos. A metodologia utilizada foi a da pesquisa exploratória com abordagem documental e bibliográfica, seguindo o modelo de abordagem de prescrição, descrição e proposição (PDP), sendo abordado inicialmente o prescrito na legislação e nas normas técnicas como referencial de acessibilidade para pessoas com deficiência visual em publicações científicas. Na sequência, foi realizada a coleta de documentos e artigos científicos dos periódicos mais bem avaliados pela CAPES com o objetivo de verificar elementos de acessibilidade em publicações científicas. Em seguida, foi feita a recuperação de trabalhos sobre acessibilidade em conteúdos digitais, deficiência visual e Tecnologia Assistiva. Essa etapa fundamentou a descrição dos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e subsidiou a proposição de um arranjo de Tecnologia Assistiva para a elaboração e a adaptação de artigos científicos a fim de torná-los acessíveis a pessoas com deficiência visual. Como resultado, esta pesquisa apresenta um protótipo que disponibiliza gratuitamente, na plataforma on-line YouTube, a versão acessível em vídeo de artigos científicos originalmente publicados em formato eletrônico, com elementos textuais em fonte aumentada e áudio com leitura do conteúdo realizada por voz humana e entonada.
Abstract: This thesis aims at developing a social assistive technology by means of a social, pedagogical, and technical product to contribute to citizenship development and life quality of visually impaired people in the interaction with scientific knowledge. The methodology of exploratory research with documentary and bibliographic approach was adopted following the prescription, description and proposition approach model (PDP), initially considering the legislation and technical norms as reference for visually impaired people in scientific publications. Afterwards, academic publications on digital content accessibility, visual impairment and assistive technology were gathered, helping to describe the accessibility resources for visually impaired people, and supporting the arrangement of assistive technology for creating and turning scientific papers accessible to visually impaired readers. As a result, this research presents a prototype that provides, free of charge, an accessible version of scientific papers, converting the papers electronic original versions into videos played on the YouTube platform with larger textual elements and text content read aloud by a human voice.
Keywords: Produção científica
Scientific production
Deficiência visual
Visual impairments
Tecnologia assistiva
Assistive technology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: SILVA FILHO, Givaldo Ramos da. Educação, ciência e inclusão: arranjo de tecnologia assistiva para acessibilidade de pessoas com deficiência visual em periódicos científicos (BOCA-Pub). 2022. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5484
Issue Date: 13-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GivaldoRamosdaSilvaFilho.pdf7,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.