Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fabrini, Joao Edmilson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4467547391168593pt_BR
dc.contributor.referee1Camacho, Rodrigo Simão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322139080274143pt_BR
dc.contributor.referee2Cezimbra, Elemar do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9725873078776482pt_BR
dc.creatorSilva, Ketma Lorena da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290303188263464pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-09T17:35:11Z-
dc.date.available2023-05-09T17:35:11Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Ketma Lorena da. Pedagogia da terra turma Salete strozak UFG/FE - uma práxis da educação do campo. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5500-
dc.description.abstractEn este trabajo, buscamos comprender la historia de la Educación Campesina, a partir de la discusión del papel del MST, con énfasis en la Pedagogía del Movimiento, considerando las escuelas itinerantes como las primeras experiencias de esta educación, por lo tanto, una breve exposición de cómo se manifestaron algunas de las estrategias de construcción educativa que el MST comenzó a desarrollar. Nos apropiamos de categorías de análisis contemporáneas para estudiar la construcción de la discusión sobre las concepciones de la educación rural y campesina. Para ello buscamos a los teóricos que critican la educación rural y apuntan a la educación rural desde la perspectiva de los movimientos sociales. Como el contexto de la discusión fue el Grupo Salete Strozack, del cual yo formaba parte, era necesario explicar y caracterizar a este grupo, que son los educadores en proceso de formación. Finalmente, traemos un trabajo empírico, con mucha información y relatos, tratando de articular la relación entre universidad y movimientos sociales, además de la relación directa con la Pedagogía de los movimientos en la construcción del curso.en
dc.description.resumoNeste trabalho busca-se, entender a história da Educação do Campo, a partir da discussão do protagonismo do MST, com ênfase na Pedagogia do Movimento, a considerar as escolas itinerantes como as primeiras experiências dessa educação, assim, foi tecida um breve exposição de como se manifestou algumas das estratégias de construção da educação que o MST começou a gestar. Nos apropriamos de categorias de análises contemporâneas para estudarmos a construção da discussão sobre as concepções de educação rural e do campo. Para isso buscamos os teróricos que criticam a educação rural e apontam a educação do campo na perspectiva dos movimentos sociais. Uma vez que o contexto da discussão foi a Turma Salete Strozack, da qual fiz parte, se fez necessário explicar e caracterizar essa turma, quem são os educadores em processo de formação. Por último, trazemos um trabalho empírico, com muitas informações e relatos, tentando articular a relação universidade e movimentos sociais, além da relação direta com a Pedagogia dos movimentos na construção do curso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-05-09T17:35:11Z No. of bitstreams: 1 KetmaLorenadaSilva.pdf: 3973126 bytes, checksum: c14f4f1316da637e0ace568119442a26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-09T17:35:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KetmaLorenadaSilva.pdf: 3973126 bytes, checksum: c14f4f1316da637e0ace568119442a26 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Intercultural Indígenapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::POLITICA PUBLICA E POPULACAOpt_BR
dc.titlePedagogia da terra turma Salete strozak UFG/FE - uma práxis da educação do campopt_BR
dc.title.alternativePedagogía de la tierra Salete Strozak UFG/FE - una praxis de educación campesinaen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KetmaLorenadaSilva.pdf3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.