Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zaro, Elise Soerger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1448590982698485pt_BR
dc.contributor.referee1Bernardo, Luciana Virginia Mario-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2732409962619361pt_BR
dc.contributor.referee2Zaro, Claudio Soerger-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3369262207892104pt_BR
dc.creatorSouza, Ronaldo Potrich de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6619531042837568pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-18T21:55:16Z-
dc.date.available2023-05-18T21:55:16Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Ronaldo Potrich de. A Importância da educação financeira no ensino superior: uma análise da FACE/UFGD. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5519-
dc.description.abstractFinancial Education shows that it is necessary to have a healthy relationship with money, be- ing essential to organize and invest correctly. The lack of knowledge has become a barrier to integration into the financial system, directly interfering in the decisions taken. In such a way, this subject becomes relevant for students and professionals of Administration, Accounting Sciences and Economic Sciences, since their fields of action are wide and require knowledge about finance. This leads to the research question, how is the level and attitude of students in relation to financial education presented? The study, then, aimed to analyze the perception of students of accounting, administration and economic sciences about financial education. A survey was carried out with the application of a questionnaire to students of FACE - Faculty of Administration, Accounting and Economic Sciences of the Universidade Federal da Grande Dourados, in total there were 33 respondents studying administration, 58 students of accounting sciences and 21 academics of economic sciences. In the results obtained, the aca- demics consider it important to include the subject of financial education in the course curric- ulum. Most respondents considered themselves secure in relation to their knowledge on the subject, but indicated that they acquired the knowledge in non-academic environments, only 9% indicated that it was in the undergraduate course. It was also observed that at least 8% of students consider themselves very indebted and ranging from 3% to 6% consider themselves very indebted. Therefore, it was concluded that in the courses in the business area at UFGD, namely accounting sciences, administration and economic sciences at FACE/UFGD, they should consider including financial education content in the curriculum.en
dc.description.resumoA Educação Financeira mostra que é necessário ter uma relação saudável com o dinheiro, sendo essencial organizar-se e investir corretamente. A falta de conhecimento tornou-se uma barreira para a integração no sistema financeiro, interferindo diretamente nas decisões tomadas. De tal forma esse assunto se faz relevante para estudantes e profissionais de Administração, Ciências Contábeis e Ciências econômicas, pois seus campos de atuação são amplos e exigem conhecimento sobre finanças. Isso leva à questão de pesquisa, como se apresenta o nível e a atitude dos alunos em relação a educação financeira? O estudo, então, teve como objetivo analisar a percepção de alunos de contabilidade, administração e ciências econômicas sobre educação financeira. Foi realiza uma pesquisa com aplicação de questionário aos estudantes da FACE — Faculdade de Administração, Contabilidade e Ciências econômicas da Universidade Federal da Grande Dourados, no total foram 33 respondentes cursando administração, 58 discentes de ciências contábeis e 21 acadêmicos de ciências econômicas. Nos resultados obtidos os acadêmicos consideram de importante incluir o tema de educação financeiro na grade curricular do curso. A maioria dos respondentes se considerou seguro em relação aos seus conhecimentos sobre o tema, mas indicou que adquiriu os conhecimentos em ambientes não acadêmicos, apenas 9% indicaram que foi no curso de graduação. Também foi observado que pelo menos 8% dos acadêmicos se consideram muito endividados e variando de 3% a 6% se considera muito inadimplente. Sendo assim, concluísse que nos cursos da área de negócios da UFGD, sendo eles ciências contábeis, administração e ciências econômicas da FACE/UFGD deveriam considerar a inclusão do conteúdo de educação financeira na grade curricular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-05-18T21:55:16Z No. of bitstreams: 1 RonaldoPotrichdeSouza.pdf: 10706029 bytes, checksum: 2490b08c201532358c567bd42e9d2676 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-18T21:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RonaldoPotrichdeSouza.pdf: 10706029 bytes, checksum: 2490b08c201532358c567bd42e9d2676 (MD5) Previous issue date: 2023-04-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleA Importância da educação financeira no ensino superior: uma análise da FACE/UFGDpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of financial education in higher education: an analysis of FACE/UFGDen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RonaldoPotrichdeSouza.pdf10,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.