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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de negócios aplicado em um escritório de advocacia em Dourados – MS
Título(s) alternativo(s): Business plan applied in a law office in Dourados - MS
Autor(es): Bastos, André da Silva
Primeiro Orientador: Facó, Renata Tilemann
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luan Carlos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Broze, Thiago Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as interações envolvidas no desenvolvimento de um Plano de Negócios, utilizando como objeto de estudo um Escritório de Advocacia localizado em Dourados-MS. O empreendedorismo na advocacia apresenta-se como profissionais de direito que atuam como gestores em negócios próprios, sendo mais comuns modelos de negócio no formato de escritórios, em razão disso a escolha do Plano de Negócios como ferramenta estratégica para o empreendimento. Para atingir o proposto, esta pesquisa foi classificada como estudo de caso de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para o levantamento dos dados, aplicação da ferramenta Business Model Canvas para descrição do negócio e Matriz Swot para análise do ambiente interno e externo do negócio. Em relação ao Plano de Negócios, a estrutura utilizada foi estabelecida mediante a seleção dos tópicos Sumário Executivo, Análise de Mercado e Plano de Marketing. Acerca dos resultados obtidos, definiu-se a missão, visão e valores do Escritório, estudo dos clientes e da concorrência em análise de mercado e descrição dos serviços e estratégias promocionais em plano de marketing, questões essas que serviram de base para determinação dos objetivos e estratégias de marketing e consequente elaboração do plano de ações para o alcance desses objetivos.
Abstract: This research aims to analyze the interactions involved in the development of a Business Plan, using as object of study a law firm located in Dourados-MS. Entrepreneurship in the area of law presents itself as legal professionals who act as managers in their own businesses, with business models in the office format being the most common, hence the choice of the Business Plan as a strategic tool for the enterprise. To achieve the proposed objectives, this research was classified as a qualitative case study, using semi-structured interviews for data collection, application of the Business Model Canvas tool to describe the business, and the Swot Matrix to analyze the internal and external environment of the business. In relation to the Business Plan, the structure used was established by selecting the topics Executive Summary, Market Analysis, and Marketing Plan. The results obtained defined the Office's mission, vision, and values, the study of clients and competition in the market analysis, and the description of services and promotional strategies in the marketing plan. These questions served as a basis for determining the strategies and marketing objectives, and consequent elaboration of the action plan to achieve these objectives.
Palavras-chave: Plano de negócios
Business planning
Empreendedorismo
Entrepreneurship
Marketing
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: BASTOS, André da Silva. Plano de negócios aplicado em um escritório de advocacia em Dourados – MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5604
Data do documento: 7-Nov-2022
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