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Tipo: Dissertação
Título: Uma Análise inter e sobrecultural a partir da ótica dos sujeitos envolvidos no terceiro ano do ensino médio da Escola Intercultural Indígena Guateka entre os anos de 2019 e 2022
Autor(es): Cardozo, Cibeli Gonçalves
Primeiro Orientador: Martins, Daniel Valério
metadata.dc.contributor.referee1: Knapp, Cássio
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Maria Veirislene Lavor
Resumo: A história da educação escolar indígena brasileira está associada à colonização. Os portugueses e espanhóis, ao se depararem com os nativos, submeteram-nos à catequização e à assimilação de uma nova cultura, nos moldes europeus, um período marcado por violência e exploração dos povos indígenas. Foi apenas em 1988 que o indígena brasileiro de fato passou a ser protegido pelo Estado e teve seus direitos garantidos, dentre eles o direito à educação escolar. Este se dá a partir de um ensino bilíngue, intercultural e diferenciado, que concedeu autonomia aos gestores e professores para desenvolverem processos próprios de aprendizagem, elaborar currículos e Projetos Pedagógicos específicos, contemplando assim todas as suas especificidades. Sabendo que a educação escolar indígena deve ser intercultural, investigamos por meio da abordagem Quali-Quantitativa e etnográfica, a compreensão de egressos e docentes da escola Guateka, acerca do termo interculturalidade. Os resultados apontaram para a necessidade de a interculturalidade ser melhor explorada, em especial pelos docentes, devido à compreensão superficial acerca do seu conceito e sua aplicabilidade.
Abstract: The history of Brazilian indigenous education is associated with colonization, as the Portuguese e Spanish, upon encountering the natives, subjected them to catechism and assimilation into a new culture, modeled after Europe. This period was marked by violence and exploitation of indigenous peoples. It was only in 1988 that indigenous Brazilians were effectively protected by the State and had their rights guaranteed, including the right to school education. This bilingual, intercultural, and differentiated teaching granted autonomy to administrators and teachers to develop their own learning processes, elaborate specific curricula and pedagogical projects, thus considering all their specificities. Knowing that indigenous school education should be intercultural, we investigated, through a Quali-qualitative ethnographic approach, the understanding of graduates and teachers from Guateka school regarding the term interculturality. The results pointed to the need for interculturality to be better explored, especially by teachers, due to their superficial understanding of its concept and applicability.
Palavras-chave: Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - education
Relações culturais
Cultural relations
Educação cultural
Cultural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade
Citação: CARDOZO, Cibeli Gonçalves. Uma Análise inter e sobrecultural a partir da ótica dos sujeitos envolvidos no terceiro ano do ensino médio da Escola Intercultural Indígena Guateka entre os anos de 2019 e 2022. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5659
Data do documento: 11-Abr-2023
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