Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sangalli, Andréiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179111641825634pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Knapp, Cássiopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857348638767680pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Silvana Jesus dopt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Levi Marquespt_BR
dc.contributor.referee3Martins , Daniel Valériopt_BR
dc.creatorLopes, Adrieli Caroline Marquespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4677517699840861pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-04T21:48:07Zpt_BR
dc.date.available2023-06-09pt_BR
dc.date.available2025-04-04T21:48:07Zpt_BR
dc.date.issued2022-12-15pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Adrieli Caroline Marques. Mitãva: a socialização da criança indígena na reserva indígena de Dourados em tempos de covid 19. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) – Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5961pt_BR
dc.description.abstractThis research was conducted during a world scenario experienced since the beginning of 2020, which required changes in behaviors and attitudes in order to survive a pandemic resulting from COVID 19. In this context, the focus of study was the indigenous child with the central objective of investigation the characterization of the way of being and living of indigenous children Guarani and Kaiowá, with regard to time and space during the Coronavirus Pandemic (COVID 19) changes in the individual and family way of living of indigenous children in the face of pandemic scenario and social isolation decreed. During this route, it was listed the current panorama of indigenous schools in the territory of the Indigenous Reserve of Dourados, as the offer of basic education and attendance of indigenous students, Describing the adaptations necessary to carry out formal education due to the suspension of face-to-face activities in indigenous schools. It is believed that problematize the impacts of the pandemic on the lives of these children of the Guarani and Kaiowá ethnicities, and investigate the possible knowledge arising from the coronavirus pandemic can instigate reflections and practices favorable to the education and health of these indigenous children, bringing demands and arguments that can contribute to a better reception and well-being of them in the Indigenous Reserve of Dourados (RID) and in Douradense society. From the considerations, the development of the research was based on different strategies that are part of the qualitative approach, among them, the literature review, documentary research and field research (at this time restricted to on-site visits to the municipal indigenous schools of the Dourados Indigenous Reserve). For the moment, the research brings contributions to reaffirm that indigenous children experience, experience and transmit their cultures and their knowledge among themselves and with the adults who live together. When considering the current scenario, indigenous children sought to adapt to the conditions of social isolation, without losing the essence of play and being a child. And in the process of school education, it is of paramount importance to praise the indigenous child in the transmission of indigenous culture to school and school to home.en
dc.description.resumoEssa pesquisa foi realizada durante um cenário mundial vivenciado desde o início de 2020, que exigiu mudanças em comportamentos e atitudes em busca de sobreviver uma pandemia resultante da COVID 19. Nesse contexto, delimitou-se como foco de estudo a criança indígena tendo como objetivo central de investigação a caracterização do modo de ser e viver das crianças indígenas Guarani e Kaiowá, no que se refere ao tempo e espaço durante a Pandemia por Coronavírus (COVID 19), elencando as mudanças no modo de viver individual e familiar das crianças indígenas diante do cenário pandêmico e do isolamento social decretado. Durante esse percurso, elencou-se o panorama atual das escolas indígenas existentes no território da Reserva Indígena de Dourados, quanto à oferta da educação básica e atendimento de alunos indígenas, descrevendo sobre as adaptações necessárias para a realização do ensino formal em função da suspensão das atividades presenciais nas escolas indígenas. Acredita-se que problematizar os impactos da pandemia na vida dessas crianças das etnias Guarani e Kaiowá, e investigar os possíveis conhecimentos decorrentes da pandemia por coronavírus podem instigar reflexões e práticas favoráveis à educação e à saúde das referidas crianças indígenas, trazendo demandas e argumentos que possam contribuir para um melhor acolhimento e bem viver delas na Reserva Indígena de Dourados (RID) e na sociedade douradense. A partir das considerações, o desenvolvimento da pesquisa pautou-se em diferentes estratégias que se inserem na abordagem qualitativa, dentre elas, a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo (nesse momento restrita a visitas in loco nas escolas indígenas municipais da Reserva Indígena de Dourados). Para o momento, a investigação traz contribuições no sentido de reafirmar que as crianças indígenas experienciam, vivenciam e transmitem suas culturas e seus saberes entre si e com os adultos que convivem. Ao considerar o atual cenário, as crianças indígenas buscaram adaptar-se às condições de isolamento social, sem perder a essência do brincar e do ser criança. E no processo de educação escolar, é de suma importância enaltecer a criança indígena na transmissão da cultura indígena para a escola e da escola para a casa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-04T21:48:07Z No. of bitstreams: 1 AdrieliCarolineMarquesLopes.pdf: 3875635 bytes, checksum: b026b5c672a8a767486be71abc93269c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-04T21:48:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrieliCarolineMarquesLopes.pdf: 3875635 bytes, checksum: b026b5c672a8a767486be71abc93269c (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Intercultural Indígenapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças Indígenaspt_BR
dc.subjectIndigenous Childrenen
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectTerritoryen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleMitãva: a socialização da criança indígena na reserva indígena de Dourados em tempos de covid 19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrieliCarolineMarquesLopes.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.