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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Sangalli, Andréia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1179111641825634 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Camacho, Rodrigo Simão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7322139080274143 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nozu, Washington Cesar Shoiti | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Coelho, Luciana Lopes | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Martins, Racquel Valério | pt_BR |
dc.creator | Santos, Tayse Gonçalves dos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8514124335859097 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T19:18:49Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-08-04 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-07T19:18:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-08-04 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Tayse Gonçalves dos. A educação especial e inclusiva no contexto das escolas do campo no município de Nioaque - MS. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) – Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5969 | pt_BR |
dc.description.abstract | A ênfase da presente pesquisa está em conhecer e compreender como a Rede Municipal de Educação do Município de Nioaque está se preparando para receber o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), e a condição de oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com um olhar mais atento aos estudantes que estão nas escolas camponesas. Para a realização da pesquisa, optou-se por metodologias de natureza qualitativa, incluindo como técnicas de investigação a pesquisa exploratória, reunindo o estudo documental, bibliográfico e a pesquisa de campo. Na etapa de pesquisa de campo foram realizados diálogos com gestores e professores do setor da Rede Municipal de Educação de Nioaque e com a mãe de um aluno integrante do Público-Alvo da Educação Especial. Reunindo informações disponibilizadas em Resoluções da Secretaria Municipal de Educação de Nioaque com informações disponibilizadas na Plataforma QEdu, constatou-se que há 3 escolas no grupo de Escolas Identificadas como Educação do Campo, para esse município, e uma delas tem sala de recurso multifuncional. Na Escola Municipal Noé Nogueira, são atendidos 16 alunos em dias intercalados, sendo 4 estudantes por período, além de haver um estudante com atendimento domiciliar. Em relação ao município de Nioaque, atualmente há alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação em oito unidades escolares do município de Nioaque, considerando a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, com um total de n= 50 (cinquenta) alunos PAEE em 2022, e que passou para n= 65 alunos PAEE em 2023. Diante dos dados obtidos através da pesquisa de campo, é possível afirmar que há um movimento da Educação do Município de Nioaque para a efetivação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estendendo-se às escolas urbanas e, de forma mais tímida, nas escolas camponesas. Entretanto, ainda existem mecanismos de exclusão presentes nas escolas do campo que impossibilitam o acesso dos alunos Público-Alvo da Educação Especial e a permanência, que se materializam por falta de infraestrutura adequada, da oferta de capacitação aos docentes, profissionais de apoio e agentes de inclusão; e da carência de práticas pedagógicas eficazes à promoção da inclusão. | pt_BR |
dc.description.resumo | A ênfase da presente pesquisa está em conhecer e compreender como a Rede Municipal de Educação do Município de Nioaque está se preparando para receber o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), e a condição de oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com um olhar mais atento aos estudantes que estão nas escolas camponesas. Para a realização da pesquisa, optou-se por metodologias de natureza qualitativa, incluindo como técnicas de investigação a pesquisa exploratória, reunindo o estudo documental, bibliográfico e a pesquisa de campo. Na etapa de pesquisa de campo foram realizados diálogos com gestores e professores do setor da Rede Municipal de Educação de Nioaque e com a mãe de um aluno integrante do Público-Alvo da Educação Especial. Reunindo informações disponibilizadas em Resoluções da Secretaria Municipal de Educação de Nioaque com informações disponibilizadas na Plataforma QEdu, constatou-se que há 3 escolas no grupo de Escolas Identificadas como Educação do Campo, para esse município, e uma delas tem sala de recurso multifuncional. Na Escola Municipal Noé Nogueira, são atendidos 16 alunos em dias intercalados, sendo 4 estudantes por período, além de haver um estudante com atendimento domiciliar. Em relação ao município de Nioaque, atualmente há alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação em oito unidades escolares do município de Nioaque, considerando a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, com um total de n= 50 (cinquenta) alunos PAEE em 2022, e que passou para n= 65 alunos PAEE em 2023. Diante dos dados obtidos através da pesquisa de campo, é possível afirmar que há um movimento da Educação do Município de Nioaque para a efetivação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estendendo-se às escolas urbanas e, de forma mais tímida, nas escolas camponesas. Entretanto, ainda existem mecanismos de exclusão presentes nas escolas do campo que impossibilitam o acesso dos alunos Público-Alvo da Educação Especial e a permanência, que se materializam por falta de infraestrutura adequada, da oferta de capacitação aos docentes, profissionais de apoio e agentes de inclusão; e da carência de práticas pedagógicas eficazes à promoção da inclusão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-07T19:18:49Z No. of bitstreams: 1 TayseGonçalvesdosSantos.pdf: 1709487 bytes, checksum: 26dda3f58c2e026a0e247534296b547b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-07T19:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TayseGonçalvesdosSantos.pdf: 1709487 bytes, checksum: 26dda3f58c2e026a0e247534296b547b (MD5) Previous issue date: 2023-08-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação e Territorialidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.subject | Público-Alvo da Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Sala de Recursos Multifuncional | pt_BR |
dc.subject | Rede Municipal de Educação de Nioaque | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A educação especial e inclusiva no contexto das escolas do campo no município de Nioaque - MS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação e Territorialidade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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