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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sangalli, Andréiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179111641825634pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Camacho, Rodrigo Simãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322139080274143pt_BR
dc.contributor.referee1Nozu, Washington Cesar Shoitipt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Luciana Lopespt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Racquel Valériopt_BR
dc.creatorSantos, Tayse Gonçalves dospt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8514124335859097pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-07T19:18:49Zpt_BR
dc.date.available2023-08-04pt_BR
dc.date.available2025-04-07T19:18:49Zpt_BR
dc.date.issued2023-08-04pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Tayse Gonçalves dos. A educação especial e inclusiva no contexto das escolas do campo no município de Nioaque - MS. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) – Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5969pt_BR
dc.description.abstractA ênfase da presente pesquisa está em conhecer e compreender como a Rede Municipal de Educação do Município de Nioaque está se preparando para receber o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), e a condição de oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com um olhar mais atento aos estudantes que estão nas escolas camponesas. Para a realização da pesquisa, optou-se por metodologias de natureza qualitativa, incluindo como técnicas de investigação a pesquisa exploratória, reunindo o estudo documental, bibliográfico e a pesquisa de campo. Na etapa de pesquisa de campo foram realizados diálogos com gestores e professores do setor da Rede Municipal de Educação de Nioaque e com a mãe de um aluno integrante do Público-Alvo da Educação Especial. Reunindo informações disponibilizadas em Resoluções da Secretaria Municipal de Educação de Nioaque com informações disponibilizadas na Plataforma QEdu, constatou-se que há 3 escolas no grupo de Escolas Identificadas como Educação do Campo, para esse município, e uma delas tem sala de recurso multifuncional. Na Escola Municipal Noé Nogueira, são atendidos 16 alunos em dias intercalados, sendo 4 estudantes por período, além de haver um estudante com atendimento domiciliar. Em relação ao município de Nioaque, atualmente há alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação em oito unidades escolares do município de Nioaque, considerando a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, com um total de n= 50 (cinquenta) alunos PAEE em 2022, e que passou para n= 65 alunos PAEE em 2023. Diante dos dados obtidos através da pesquisa de campo, é possível afirmar que há um movimento da Educação do Município de Nioaque para a efetivação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estendendo-se às escolas urbanas e, de forma mais tímida, nas escolas camponesas. Entretanto, ainda existem mecanismos de exclusão presentes nas escolas do campo que impossibilitam o acesso dos alunos Público-Alvo da Educação Especial e a permanência, que se materializam por falta de infraestrutura adequada, da oferta de capacitação aos docentes, profissionais de apoio e agentes de inclusão; e da carência de práticas pedagógicas eficazes à promoção da inclusão.pt_BR
dc.description.resumoA ênfase da presente pesquisa está em conhecer e compreender como a Rede Municipal de Educação do Município de Nioaque está se preparando para receber o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), e a condição de oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com um olhar mais atento aos estudantes que estão nas escolas camponesas. Para a realização da pesquisa, optou-se por metodologias de natureza qualitativa, incluindo como técnicas de investigação a pesquisa exploratória, reunindo o estudo documental, bibliográfico e a pesquisa de campo. Na etapa de pesquisa de campo foram realizados diálogos com gestores e professores do setor da Rede Municipal de Educação de Nioaque e com a mãe de um aluno integrante do Público-Alvo da Educação Especial. Reunindo informações disponibilizadas em Resoluções da Secretaria Municipal de Educação de Nioaque com informações disponibilizadas na Plataforma QEdu, constatou-se que há 3 escolas no grupo de Escolas Identificadas como Educação do Campo, para esse município, e uma delas tem sala de recurso multifuncional. Na Escola Municipal Noé Nogueira, são atendidos 16 alunos em dias intercalados, sendo 4 estudantes por período, além de haver um estudante com atendimento domiciliar. Em relação ao município de Nioaque, atualmente há alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação em oito unidades escolares do município de Nioaque, considerando a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, com um total de n= 50 (cinquenta) alunos PAEE em 2022, e que passou para n= 65 alunos PAEE em 2023. Diante dos dados obtidos através da pesquisa de campo, é possível afirmar que há um movimento da Educação do Município de Nioaque para a efetivação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estendendo-se às escolas urbanas e, de forma mais tímida, nas escolas camponesas. Entretanto, ainda existem mecanismos de exclusão presentes nas escolas do campo que impossibilitam o acesso dos alunos Público-Alvo da Educação Especial e a permanência, que se materializam por falta de infraestrutura adequada, da oferta de capacitação aos docentes, profissionais de apoio e agentes de inclusão; e da carência de práticas pedagógicas eficazes à promoção da inclusão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-07T19:18:49Z No. of bitstreams: 1 TayseGonçalvesdosSantos.pdf: 1709487 bytes, checksum: 26dda3f58c2e026a0e247534296b547b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-07T19:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TayseGonçalvesdosSantos.pdf: 1709487 bytes, checksum: 26dda3f58c2e026a0e247534296b547b (MD5) Previous issue date: 2023-08-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectPúblico-Alvo da Educação Especialpt_BR
dc.subjectSala de Recursos Multifuncionalpt_BR
dc.subjectRede Municipal de Educação de Nioaquept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA educação especial e inclusiva no contexto das escolas do campo no município de Nioaque - MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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