Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5999| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7.º ano do ensino fundamental: um foco nas resoluções escritas de uma tarefa exploratória |
| Autor(es): | França, Maria Eduarda Valença de |
| Primeiro Orientador: | Rodrigues, Renata Viviane Raffa |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Kichow, Irio Valdir |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Lais Maria Costa Pires de |
| Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender aspectos referentes ao raciocínio proporcional de oito grupos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da análise das produções escritas por eles no desenvolvimento de uma tarefa exploratória em formato digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram coletados por meio da produção escrita de alunos no processo de resolução de uma tarefa exploratória. A tarefa foi desenvolvida na plataforma digital Genially, em que foram utilizados elementos lúdicos a partir da história de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”, com o intuito de promover o engajamento dos alunos com a atividade. A partir da análise das resoluções escritas de cada um dos grupos, foi possível identificar dificuldades, processos e capacidades específicas relacionadas ao raciocínio proporcional dos alunos. Embora alguns tenham apresentado dificuldades de descrever os modos pelos quais se configurava a covariação entre as grandezas, a partir da constante de proporcionalidade, destaca-se que a maioria dos alunos conseguiu fazer comparações, identificando e estabelecendo relações de natureza multiplicativa entre as quantidades. Esses resultados evidenciam o potencial de tarefas exploratórias em sala de aula, especialmente com o uso de tecnologias digitais, para favorecer a mobilização de aspectos fundamentais ao raciocínio proporcional dos alunos. |
| Abstract: | Este estudo teve como objetivo compreender aspectos referentes ao raciocínio proporcional de oito grupos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da análise das produções escritas por eles no desenvolvimento de uma tarefa exploratória em formato digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados foram coletados por meio da produção escrita de alunos no processo de resolução de uma tarefa exploratória. A tarefa foi desenvolvida na plataforma digital Genially, em que foram utilizados elementos lúdicos a partir da história de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”, com o intuito de promover o engajamento dos alunos com a atividade. A partir da análise das resoluções escritas de cada um dos grupos, foi possível identificar dificuldades, processos e capacidades específicas relacionadas ao raciocínio proporcional dos alunos. Embora alguns tenham apresentado dificuldades de descrever os modos pelos quais se configurava a covariação entre as grandezas, a partir da constante de proporcionalidade, destaca-se que a maioria dos alunos conseguiu fazer comparações, identificando e estabelecendo relações de natureza multiplicativa entre as quantidades. Esses resultados evidenciam o potencial de tarefas exploratórias em sala de aula, especialmente com o uso de tecnologias digitais, para favorecer a mobilização de aspectos fundamentais ao raciocínio proporcional dos alunos. |
| Palavras-chave: | Raciocínio Proporcional Tarefa Exploratória Ensino Fundamenta |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
| Sigla da Instituição: | UFGD |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
| Citação: | FRANÇA, M.E.V. Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7.º ano do ensino fundamental: um foco nas resoluções escritas de uma tarefa exploratória. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5999 |
| Data do documento: | 2-Jul-2024 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MariaEduardaValençadeFrança- Embargado.pdf | 49,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.