Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6140
Tipo: Dissertação
Título: Deixa-me que te conte: discursos de formadores(as) de professores(as) de matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial Mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Autor(es): Brandão, Natália Iryna de Sant'Ana
Primeiro Orientador: Figueiredo, Tiago Dziekaniak
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Renata Viviane Raffa
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Daniel da Silva
Resumo: Este estudo, em nível de mestrado, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), trata da relação entre tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), a formação de professores para o Ensino Remoto Emergencial com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (EREMTDIC) e os recursos disponíveis para a atuação dos professores e professoras. A dissertação tem por objetivo compreender, por meio dos discursos coletivos dos professores formadores da área de Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da UFGD, seus saberes e fazeres em relação à sua formação e aos recursos disponíveis para utilização de TDIC em tempos de EREMTDIC. No estudo foi feita a analise do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática da UFGD e também a construção e aplicação de um questionário de pesquisa em formato digital composto por três questões abertas. O estudo contou com a participação de quatro professores(as) formadores(as) e com base nos dados coletados foram construídos, por meio da técnica do DSC, três discursos coletivos. O estudo apontou para a necessidade de perceber a importância da formação inicial de professores que se institui num contexto emergente de novas perspectivas culturais e tecnológicas. Seu intuito foi o alargar a reflexão sobre o tema a partir de uma situação concreta na universidade brasileira, buscando subsidiar as demandas eminentes de uma sociedade que vive em rede, que se transforma cotidianamente em um contexto digital, sem deixar de compreender a condição humana de quem aprende. O estudo apresenta potenciais contribuições para a qualidade da educação no Brasil, por ter destacado o discurso de docentes formadores de professores de matemática sobre demandas de formação sobre tecnologias educacionais e ensino remoto, apontando para a possibilidade de apreensão de tais considerações nas futuras re-elaborações de PPCs de licenciatura em matemática e também para a formação continuada dos atuais professores de matemática.
Abstract: This master's-level study, developed within the scope of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), deals with the relationship between digital information and communication technologies (TDIC), the training of teachers for Emergency Remote Teaching with Digital Information and Communication Technologies (EREMTDIC) and the resources available for the performance of teachers. The aim of this dissertation is to understand, through the collective discourses of the professors who train the Mathematics Education area of the Mathematics Degree course at UFGD, their knowledge and actions in relation to their training and the resources available for the use of TDIC in times of EREMTDIC . The study analyzed the Pedagogical Project of the UFGD Mathematics Course and also the construction and application of a research questionnaire in digital format composed of three open questions. The study had the participation of four teacher trainers and based on the collected data, three collective discourses were constructed using the DCS technique. The study pointed to the need to understand the importance of initial teacher training, which is established in an emerging context of new cultural and technological perspectives. Its purpose was to broaden the reflection on the subject from a concrete situation in the Brazilian university, seeking to subsidize the eminent demands of a society that lives in a network, which is transformed daily into a digital context, without failing to understand the human condition of who learns. The study presents potential contributions to the quality of education in Brazil, as it highlighted the discourse of professors who train mathematics teachers about training demands on educational technologies and remote teaching, pointing to the possibility of apprehending such considerations in future re-elaborations PPCs for a degree in Mathematics and also for the continuing education of current Mathematics teachers.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Ensino de matemática
Mathematics teaching
TDIC
TDIC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: BRANDÃO, Natália Iryna de Sant’Ana. Deixa-me que te conte: discursos de formadores(as) de professores(as) de matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial Mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6140
Data do documento: 13-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NatáliaIrynadeSant'AnaBrandão.pdf791,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.