Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6142
Tipo: | Dissertação |
Título: | O conhecimento do professor da educação infantil para o ensino de matemática: análise dos livros do PNLD 2019 |
Autor(es): | Silveira, Ana Paula Bolsan Sagrilo |
Primeiro Orientador: | Alencar, Edvonete Souza de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miola, Adriana Fátima de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Levicoy, Danilo Díaz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, José Wilson dos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Peña, Emma Lizelly Carreño |
Resumo: | Na busca por diferentes caminhos para viabilizar apoio à formação de professores da primeira etapa da Educação Básica, desde o ano de 2019 o Governo Federal brasileiro passou a disponibilizar o Livro do Professor da Educação Infantil, a partir do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com o propósito de auxiliar os docentes no desenvolvimento de ações educativas. Tendo em vista essa conjuntura, surgiu a necessidade de realizar uma investigação nessas obras, tendo como foco a área Matemática, especificamente na formação de professores. Para tanto, delineou-se como objetivo geral identificar e analisar quais conhecimentos pertencentes ao Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK) poderão ser mobilizados nos docentes quando lerem as orientações ou desenvolverem as práticas pedagógicas presentes nos Livros do Professor da Educação Infantil do PNLD 2019. Como suporte teórico, utilizou-se o modelo Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge (MTSK), de Carrillo-Yañez, Climent, Contreras e Muñoz-Catalán. Quanto à metodologia, realizou-se a pesquisa a partir de abordagem qualitativa de Gil, e do paradigma construtivista de Roratto, tendo sido organizada no formato de estudo de cunho documental, baseado em Lüdke e André, o qual foi usado para a realização da análise textual e possibilitou investigar os materiais com maior profundidade. Constituíram o corpus da pesquisa os seguintes livros: Aprender com a criança – Experiência e conhecimento; Pé de brincadeira: Pré-escola 4 a 5 anos e 11 meses; Práticas comentadas para inspirar: formação de Professores da Educação Infantil; e Cadê? Achou! Educar, cuidar e brincar na ação pedagógica da Creche. Com base nos dados analisados, foi possível chegar a algumas conclusões, entre elas que os professores da Educação Infantil podem mobilizar alguns saberes do conjunto de conhecimentos do MTSK, como: o Subdomínio Conhecimento de Tópicos (KoT) e as categorias Fenomenologia, Registros de Representação e Definições de Temas Matemáticos; o subdomínio Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM) e a categoria Conexões Transversais de Conteúdo; o subdomínio Conhecimento das Características de Aprendizagem da Matemática (KFLM) e as categorias Pontos Fortes ou Dificuldades, Formas de Interação dos Alunos com o Conteúdo e Formas de Aprendizagem; o subdomínio Conhecimento do Ensino da Matemática (KMT) e as categorias Teoria de Ensino Pessoais ou Institucionalizadas, Recursos Materiais e Virtuais Associados ao Conteúdo Matemático e Tarefas, Exemplo, Técnicas e Estratégias; e, por fim, o subdomínio Conhecimento dos Parâmetros de Aprendizagem da Matemática (KMLS) e a categoria Conteúdos Matemáticos. Nesse sentido, averiguou-se que os conhecimentos do domínio Conhecimento Matemático (MK) são menos explorados nos livros do que os conhecimentos do domínio Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Porém, embora as categorias e os subdomínios do PCK prevaleçam nas obras, ele ainda é insuficiente, pois vários de seus conhecimentos não são contemplados. Logo, nota-se a necessidade de rever as obras analisadas para que sejam reorganizadas em edições futuras a fim de contemplar todos os conhecimentos do MTSK e, assim, desenvolver um material de apoio à formação de professores de qualidade, o que contribuirá com um ensino significativo. |
Abstract: | In the search for different perspectives to enable support for the training of teachers in the first stage of Basic Education, since 2019 the Brazilian Federal Government has made available the Book of the Teacher of Early Childhood Education, based on the National Book and Teaching Material Program (PNLD), with the purpose of assisting teachers in the development of educational activities. At this context, the researchers aroused the desire to carry out an investigation in these books, focusing on the Mathematics area, specifically the training of Early Childhood Education teachers for the referred area of knowledge. Therefore, it was outlined, as a general objective, to identify which knowledge belonging to the Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) can be mobilized in teachers when they read the guidelines and/or develop the pedagogical practices suggested in the Books of the Teacher of Early Childhood Education of PNLD 2019. It used the Mathematics Teachers' Specialised Knowledge (MTSK) model purposed by Carrillo-Yañez, Climent, Contreras e Muñoz-Catalán, as theoretical support. The research was carried out from a qualitative approach, from Gil, and the constructivist paradigm, introduced by Roratto, having been organized in the format of a documental study based on Lüdke and André, which was used to carry out the analysis textual and made it possible to investigate the materials with greater complexity and understanding. The following books constitute the corpus of the research: Aprender com a criança: experiência e conhecimento; Pé de brincadeira: Pré-escola 4 a 5 anos e 11 meses; Práticas comentadas para inspirar: formação de Professores da Educação Infantil e Cadê? Achou! Educar, cuidar e brincar na ação pedagógica da Creche. Based on the analyzed data, it was possible to reach some conclusions, among them, that Early Childhood teachers can mobilize some knowledge from the MTSK knowledge set, such as the Subdomain Knowledge of Topics (KoT) and the categories Phenomenology, Records of Representation and Definitions of Mathematical Themes; the Knowledge Structure of Mathematics (KSM) subdomain and the Cross-Content Connections category; the subdomain Knowledge of Features of Learning Mathematics (KFLM) and the categories Strengths or Difficulties, Ways of Interaction of Students with the Content and Ways of Learning; the subdomain Knowledge of Mathematics Teaching (KMT) and the categories Personal or Institutionalized Teaching Theory, Material and Virtual Resources Associated with Mathematical Content and Tasks, Example, Techniques and Strategies; and, finally, the subdomain Knowledge of Mathematics Learning Standards (KMLS) and the category Mathematical Contents. It was verified that the knowledge of the Mathematical Knowledge (MK) domain is less explored in books than knowledge in the Pedagogical Content Knowledge (PCK) domain. However, although the PCK categories and subdomains prevail in the works, it is still insufficient, as several of its knowledge are not contemplated. It is noted, therefore, the need to review the works analyzed so that the next ones editions can be reorganized in order to contemplate all the knowledge of the MTSK and, thus, develop material to support the training of quality teachers, which will contribute with meaningful teaching. |
Palavras-chave: | Conhecimento do professor de Matemática Mathematics teacher's knowledge Formação de professores Teacher training Livro do professor Teacher's book |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Matemática |
Citação: | SILVEIRA, A. P. B. S. O conhecimento do professor da educação infantil para o ensino de matemática: análise dos livros do PNLD 2019. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6142 |
Data do documento: | 14-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaPaulaBolsanSagriloSilveira.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.