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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6147
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma paisagem compreensiva acerca da BNC-formação: das lentes dos normativos às compreensões dos formadores de professores de química do Centro-Oeste |
Autor(es): | Duarte, Márcio Rodrigo Vilela |
Primeiro Orientador: | Calixto, Vivian dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Galiazzi, Maria do Carmo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Kiouranis, Neide Maria Michellan |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Adriana Marques de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Pereira, Ademir de Souza |
Resumo: | Estamos experienciando um conjunto de reestruturações no contexto educacional em nosso país, como exemplo podemos mencionar a Lei de número 13.415/2017 que propõe alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) (BRASIL, 1996); a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 20 de dezembro de 2017 (BRASIL, 2017); a nova política do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) (BRASIL, 2019). A Lei nº 13.415/2017 alterou a LDBN e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, definindo uma nova organização curricular, supostamente mais flexível, que contemple uma BNCC e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes com os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Diante da reformulação do Ensino Médio, via BNCC, e a proposição da BNC-Formação o presente trabalho tem como objetivo compreender o entendimento dos professores da Educação Química, vinculados a instituições de ensino superior públicas da região Centro-Oeste, com relação à BNC Formação, explicitada por meio da Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de Dezembro de 2019 (BRASIL, 2019). A pesquisa adotou um caráter qualitativo, e se estruturou por meio de dois momentos: i) a análise documental; ii) o desenvolvimento de um questionário on-line, via Google Forms. No primeiro momento foi realizada uma análise documental acerca de alguns documentos normativos, pertinentes à investigação. No segundo momento foi elaborado/aplicado um questionário on-line constituído por questões abertas e fechadas, na intencionalidade de traçar um perfil dos respondentes e de suas compreensões acerca da BNC-Formação. O material empírico, proveniente dos momentos i e ii, foram analisados mediante os pressupostos teórico/metodológicos da Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2016). Assim, após a análise documental e dos questionários enviados aos professores formadores, vinculados aos cursos de Licenciatura em Química, das instituições de ensino superior da Região Centro-Oeste, conclui-se que qualquer alteração nas diretrizes curriculares para a formação de professores deve ser construída de forma dialógica com todos que estão envolvidos na formação de professores, não restringindo assim, a formação docente apenas a um grupo de habilidades e competências consideradas pelo governo como essenciais ao futuro professor. |
Abstract: | We are experiencing a set of restructurings in the educational context in our country, as an example we can mention Law number 13,415/2017 that proposes changes in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBN) (BRASIL, 1996); the National Common Curricular Base (BNCC), approved on December 20, 2017 (BRASIL, 2017); the new policy of the National Textbook Program (PNLD) 2021 and the National Curriculum Guidelines for the Training of Basic Education Teachers (BNC Formação) (BRASIL, 2019). Law nº 13.415/2017 amended the LDBN and established a change in the structure of High School, defining a new curricular organization, supposedly more flexible, which includes a BNCC and the offer of different possibilities of choices to students with training itineraries, focusing on in areas of knowledge and technical and professional training. Faced with the reformulation of Secondary Education, via BNCC, and the proposition of BNC-Training, the present work aims to understand the understanding of Chemical Education teachers, linked to public higher education institutions in the Midwest region, in relation to the BNC- Training, explained through Resolution CNE/CP No. 2, of December 20, 2019 (BRASIL, 2019). The research adopted a qualitative character, and was structured through two moments: i) document analysis; ii) the development of an online questionnaire, via Google Forms. In the first moment, a documental analysis was carried out about some normative documents, pertinent to the investigation. In the second moment, an online questionnaire consisting of open and closed questions was created/applied, with the intention of tracing a profile of the respondents and their understandings about the BNC-Training. The empirical material, from moments i and ii, were analyzed using the theoretical/methodological assumptions of Discursive Textual Analysis (DTA), developed by Moraes and Galiazzi (2016). Thus, after document analysis and questionnaires sent to training teachers, linked to Chemistry Licentiate courses, from higher education institutions in the Midwest Region, it is concluded that any change in curricular guidelines for teacher training must be constructed dialogically with everyone involved in teacher training, thus not restricting teacher training to just a group of skills. |
Palavras-chave: | Currículo Curriculum Formação de professores Teacher training Educação química Chemistry education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Matemática |
Citação: | DUARTE, Márcio Rodrigo Vilela. Uma paisagem compreensiva acerca da BNC-formação: das lentes dos normativos às compreensões dos formadores de professores de química do Centro-Oeste. 2023. 257 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6147 |
Data do documento: | 24-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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