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Tipo: Dissertação
Título: O gênero escolar dissertação-argumentativa: análise de produções textuais em uma sequência didática à luz do interacionismo sociodiscursivo
Autor(es): Silva, Francisco Menezes da
Primeiro Orientador: Gonçalves, Adair vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cícero da
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Silvia Mara de
metadata.dc.contributor.referee3: Góis, Marcos Lúcio de Sousa
metadata.dc.contributor.referee4: Guimarães, Thayse Figueira
Resumo: A finalidade deste estudo é apresentar a aplicação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo por meio de uma pesquisa-ação, a fim de gerar dados para investigar as capacidades de linguagem de 28 estudantes de uma terceira série do Ensino Médio em uma escola privada, localizada no interior do estado do Pará, após a aplicação de uma Sequência Didática (SD) do gênero dissertação-argumentativa, partindo do mapeamento das capacidades de linguagem e as questões didáticas presentes na produção inicial e final da SD. As capacidades de linguagem foram analisadas, nos textos produzidos, à luz do modelo de análise textual de Bronckart (2003) através da didatização do gênero dissertação-argumentativa, a fim de verificar as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos estudantes. Antes de aplicar a SD, foi necessária a criação de um modelo didático do gênero à luz de Schneuwly e Dolz (2004), para averiguar as dimensões ensináveis, das capacidades de linguagem do gênero textual. Com os resultados é passível de demonstração que os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo são instrumentos poderosos para a análise de gêneros textuais e caracteriza-se uma ferramenta efetiva para a didatização eficaz de gêneros de textos na sala de aula. Por fim nosso estudo propôs a elaboração de um instrumento didático, a fim de assessorar professores durante a orientação das capacidades de linguagens durante as relações de ensino-aprendizagem da dissertação-argumentativa.
Abstract: The purpose of this study is to present the theoretical-methodological application of Sociodiscursive Interactionism through action research, in order to generate data to investigate the language abilities of 28 students in the third year of high school at a private school located in the interior of the state of Pará, after the application of a Didactic Sequence (DS) of the argumentative dissertation genre, starting from the mapping of language abilities and didactic questions present in the initial and final production of the DS. The language abilities were analyzed in the texts produced, based on Bronckart's (2003) textual analysis model through the didacticization of the argumentative dissertation genre, in order to verify the language abilities developed by the students. Before applying the DS, it was necessary to create a didactic model of the genre based on Schneuwly and Dolz (2004), to assess the teachable dimensions of the language abilities of the textual genre. The results demonstrate that the theoretical-methodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism are powerful tools for the analysis of textual genres and represent an effective tool for the successful didacticization of text genres in the classroom. Finally, our study proposed the development of a didactic instrument to assist teachers during the guidance of language abilities in the context of teaching and learning argumentative dissertations.
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo
Sociodiscursive interactionism
Gêneros textuais
Textual Genres
Capacidades de linguagem
Language skills
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: SILVA, F.M. O gênero escolar dissertação-argumentativa: análise de produções textuais em uma sequência didática à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6170
Data do documento: 13-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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