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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias autoficcionais: tessituras entre o subjetivo e o social em flores artificiais, de Luiz Ruffato
Autor(es): Paula, Natacha Gomes de
Primeiro Orientador: Bungart Neto , Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Lopez, Anna Faedrich Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Reis , Eloésio Paulo dos
metadata.dc.contributor.referee3: Barzotto, Leoné Astride
metadata.dc.contributor.referee4: Pinheiro, Alexandra Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Leite, Eudes Fernando
Resumo: Os estudos a respeito da escrita autoficcional, na contemporaneidade, vêm gerando diversas reflexões, pois vários autores têm se (auto)ficcionalizado de alguma maneira em seus romances. O escritor brasileiro Luiz Ruffato é um desses autores que sugerem trazer alguma situação de sua vida particular para o centro da narrativa. Pode-se perceber isso em Flores artificiais (2014), objeto escolhido para compor o corpus da presente dissertação. Nele, o narrador-autor Luiz Ruffato se manifesta no início da narrativa, no entanto, logo dá espaço para outro, Dório Finetto, que irá contar em parte a sua história, mas também dará lugar a outros sujeitos que enunciam suas dores e mazelas resultantes, principalmente, do processo de desenraizamento em meio a tantas questões históricas e culturais. Sendo assim, o objetivo central desse estudo é analisar quais mecanismos o autor utiliza para sugerir que a obra pertence ao campo da escrita autoficcional e, além disso, compreender como a utilização dos recursos da escrita de si se tornam ferramentas para dar evidência a questões do contexto social, do entorno do sujeito, cuja identidade é marcada pelos efeitos do deslocamento espacial, seja ele forçado ou não. A análise dos elementos narrativos é pertinente para compreender como os escritores têm investido em novas formas de enunciar, não apenas a subjetividade relacionada a uma possível experiência subjetiva, como também dar ênfase a questões relacionadas ao contexto social e coletivo. Portanto, ao lado das teorias relacionadas à autoficção, pretende-se estudar as características da chamada pós-ficção, conceito, elaborado por Julián Fuks, atrelado às narrativas autoficcionais e que diz respeito a enredos atravessados por outros discursos além do autobiográfico. Quanto à metodologia, foi desenvolvida uma análise de cunho bibliográfico sobre questões da literatura contemporânea, as teorias da autoficção e da pós-ficção, bem como sobre o tema do desenraizamento, que tem se mostrado presente em muitas obras com esse caráter. Esses conceitos são desenvolvidos por teóricos como LEJEUNE (2008, 2014), DOUBROVSKY (2014), COLONNA (2014), SCHØLLHAMMER (2009), FUKS (2021), PERRONE-MOISÉS (2016), SILVA (2019), dentre outros.
Abstract: The studies on autofictional writing, in contemporary times, have generated several reflections, because several authors have (auto)fictionalized themselves in some way in their novels. The Brazilian writer Luiz Ruffato is one of these authors who suggests bringing some situation from his private life to the center of the narrative. This can be seen in Flores artificiais [Artificial Flowers] (2014), object chosen to compose the corpus of the present dissertation. In it, the narrator-author Luiz Ruffato manifests himself at the beginning of the narrative, but soon makes room for another, Dório Finetto, who will tell part of his story, but will also give way to other subjects who enunciate their pains and hardships resulting mainly from the process of uprooting amidst so many historical and cultural issues. Thus, the central goal of this study is to analyze what mechanisms the author uses to suggest that the work belongs to the field of autofictional writing and, furthermore, to understand how the use of the resources of writing itself becomes a tool to give evidence to issues of social context, of the surroundings of the subject, whose identity is marked by the effects of spatial displacement, whether forced or not. The analysis of this aspect of the content is pertinent to understand how writers have invested in new ways of enunciating, not only subjectivity related to a possible subjective experience, but also to give emphasis to issues related to the social and collective context. Therefore, beside the theories related to autofiction, it is intended to study the characteristics of the so-called post fiction, a concept, elaborated by Julián Fuks, which is linked to autofictional narratives and concerns to plots crossed by other discourses besides the autobiographical. As for the methodology, a bibliographical analysis is developed on issues of contemporary literature, the theories of autofiction and post fiction, as well as on the theme of rootlessness, which has been present in many works of this character. These concepts are developed by theorists such as LEJEUNE (2008, 2014), DOUBROVSKY (2014), COLONNA (2014), SCHØLLHAMMER (2009), FUKS (2021), PERRONE-MOISÉS (2016), SILVA (2019), among others.
Palavras-chave: Literatura contemporânea
Contemporary literature
Autoficção
Autofiction
Flores artificiais
Flores artificiais [Artificial Flowers],
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: PAULA, Natacha Gomes de. Estratégias autoficcionais: tessituras entre o subjetivo e o social em flores artificiais, de Luiz Ruffato. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6177
Data do documento: 12-Mar-2023
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