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Tipo: Dissertação
Título: Núcleos de acessibilidade: uma revisão sistemática sobre a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial na educação superior
Autor(es): Santos, Adriana Pereira da Silva
Primeiro Orientador: Nozu, Washington Cesar Shoiti
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rebelo, Andressa Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Ansay, Noemi Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Reinaldo dos
Resumo: O presente estudo visa compreender aspectos relacionados às atribuições dos Núcleos de Acessibilidade, implementados nas universidades federais brasileiras por meio do Programa Incluir para a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior. Assim, em face a essa temática, a pergunta motivadora desta dissertação foi: de quais modos a produção científica brasileira tem retratado a atuação dos Núcleos de Acessibilidade no processo de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior? Para respondê-la, delimitou-se como objetivo geral: analisar a atuação dos Núcleos de Acessibilidade no processo de inclusão dos estudantes da público-alvo da Educação Especial em universidades federais brasileiras. Como objetivos específicos, propôs-se: identificar as principais demandas e ações inerentes ao público-alvo da Educação Especial no âmbito dos Núcleos de Acessibilidade de universidades federais brasileiras; e sintetizar os principais desafios dos Núcleos de Acessibilidade de universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. O método foi o de revisão sistemática, aplicada nos 22 artigos selecionados sobre a temática no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para o levantamento dos dados utilizou-se um protocolo contendo itens à luz do checklist contido na declaração PRISMA 2020. Nesse sentido, a pergunta que direcionou a revisão sistemática foi: quais são as principais demandas, ações e desafios dos Núcleos de Acessibilidade apontados pela literatura especializada brasileira? Como resultados, identificamos que as principais demandas e ações dos Núcleos estão associadas: ao suporte pedagógico aos estudante; à acessibilidade arquitetônica e linguística; à tecnologia assistiva; e à orientação e formação da comunidade acadêmica. Por sua vez, os principais desafios foram concernentes: ao gerenciamento dos recursos financeiros; à formação e capacitação da equipe dos Núcleos; e à articulação com setores internos das universidades federais brasileiras. Nessa direção, conclui-se que os Núcleos de Acessibilidade desempenham um papel importante na inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial nas universidades federais brasileiras. Nesse processo, torna-se relevante fomentar debates sobre a inclusão desses estudantes na Educação Superior, principalmente no que tange às responsabilidades inerentes aos Núcleos de Acessibilidade oriundas das demandas emergentes. Espera-se, assim, que esta pesquisa, utilizando o método de revisão sistemática e os dados dos Núcleos de Acessibilidade, contribua com a reflexão sobre a temática e sobre a aplicação desta metodologia.
Abstract: This study aims to understand aspects related to the roles of Accessibility Centers, implemented in Brazilian federal universities through the Incluir Program with the goal of including students with special educational needs in Higher Education. Given this theme, the motivating question of this dissertation is: In what ways has Brazilian scientific production portrayed the role of Accessibility Centers in the inclusion process of students with special educational needs in Higher Education? To answer this question, the general objective was to analyze the performance of Accessibility Centers in the inclusion process of this student population in Brazilian federal universities. As specific objectives included: to identify the main demands and actions related to students with special educational needs in the scope of the Accessibility Centers; and to summarize the main challenges faced by the Accessibility Centers in Brazilian federal universities. The research follows a qualitative bibliographic approach, using the systematic review method, based on 22 selected articles from the Coordination of Superior Level Staff Improvement (Capes). Data collection was conducted using a protocol based on the checklist contained in the PRISMA 2020 statement. In summary, the systematic review seeks to answer the question: what are the main demands, actions, and challenges of Accessibility Centers, as indicated by Brazilian specialized literature? As a result, we identified that the main demands and actions of the Accessibility Centers are associated with pedagogical support for students; architectural and linguistic accessibility; assistive technology; and guidance and training for the academic community. In turn, the main challenges were related to financial resource management; training and capacity-building of the Accessibility Centers’ staff; and coordination with internal departments within Brazilian federal universities. In this context, it is concluded that Accessibility Centers play an important role in the inclusion of students with special educational needs in Brazilian federal universities. It is relevant to foster discussions about the inclusion of these students in Higher Education, particularly regarding the responsibilities inherent to Accessibility Centers arising from emerging demands. Thus, it is expected that this research, using the systematic review method and the data from the Accessibility Centers, contributes to reflection on this topic and the application of this methodology.
Palavras-chave: Inclusão educacional
Educational inclusion
Pessoas com deficiência
People with disabilities
Universidades federais brasileiras
Brazilian federal universities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SANTOS, Adriana Pereira da Silva. Núcleos de acessibilidade: uma revisão sistemática sobre a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial na educação superior. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6477
Data do documento: 24-Jun-2024
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