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Tipo: Dissertação
Título: A supervisão escolar na formulação de ações para a gestão da educação básica nos sistemas estaduais de ensino brasileiros
Autor(es): Moraes, Aline Lima Quintana
Primeiro Orientador: Alves, Andréia Vicência Vitor
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Andressa Gomes de Rezende
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
Resumo: A dissertação, inserida na Linha de Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculada à pesquisa em rede “A educação básica em países do Mercosul”, aborda a Supervisão Escolar. O objetivo geral é analisar a Supervisão Escolar na formulação de ações para a gestão da educação básica nos Sistemas Estaduais de Ensino brasileiros, buscando apreender seu papel e a concepção de gestão educacional que esses sistemas apresentam. Os objetivos específicos incluem: compreender as concepções de gestão democrática e gerencial na literatura e na normatização educacional brasileira; apresentar a Supervisão Escolar na formulação de ações para a educação básica nos Sistemas Estaduais de Ensino; e comparar a Supervisão Escolar nesses sistemas, analisando seu papel e a concepção de gestão educacional associada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e análise documental. Utiliza como fontes livros, capítulos de livros e artigos que discutem gestão democrática, gestão gerencial, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar, além de legislações educacionais nacionais e estaduais relacionadas à Supervisão Escolar. Conclui que a Supervisão Escolar, função de caráter técnico-administrativo, atua como instrumento de gestão educacional, desempenhando funções de acompanhamento, assessoramento e controle do trabalho, além de fiscalizar o cumprimento das atividades escolares. Se alinha tanto à gestão democrática, quanto a gestão gerencial da educação. De papel fiscalizador, de controle e de zelo pelo cumprimento das normas formuladas pelo governo de cada estado, busca através do controle e do monitoramento das ações realizadas no âmbito das instituições escolares, o alcance de uma educação de qualidade.
Abstract: The dissertation, part of the Policies and Education Management line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), linked to the network research "Basic Education in Mercosur Countries," addresses School Supervision. The main objective is to analyze School Supervision in the formulation of actions for the management of basic education in Brazilian State Education Systems, aiming to understand its role and the conception of educational management that these systems present. The specific objectives include: understanding the concepts of democratic and managerial management in the literature and Brazilian educational norms; presenting School Supervision in the formulation of actions for basic education in State Education Systems; and comparing School Supervision in these systems, analyzing its role and the associated conception of educational management. The research adopts a qualitative approach, with a bibliographic review and document analysis. It uses books, book chapters, and articles that discuss democratic management, managerial management, School Supervision, and School Inspection, as well as national and state educational legislation related to School Supervision. It concludes that School Supervision, a technical-administrative function, acts as an instrument of educational management, performing functions of monitoring, advising, and controlling the work, in addition to overseeing the compliance with school activities. It aligns with both democratic and managerial education management. As a supervisory role, responsible for control and ensuring compliance with the norms formulated by each state's government, it seeks, through control and monitoring of actions carried out within school institutions, to achieve quality education.
Palavras-chave: Gestão educacional
Educational management
Supervisão escolar
School supervision
Política educacional
Educational politics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MORAES. Aline Lima Quintana. A supervisão escolar na formulação de ações para a gestão da educação básica nos sistemas estaduais de ensino brasileiros. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6478
Data do documento: 17-Mai-2024
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