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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6479
Tipo: | Dissertação |
Título: | A poesia de Manoel de Barros na disciplina de literatura no ensino médio público de Dourados-MS (2004-2022) |
Autor(es): | Cabreira, Amanda Camargo Rocha |
Primeiro Orientador: | Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ramos, Wellington Furtado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Furtado, Alessandra Cristina |
metadata.dc.contributor.referee3: | Campos, Míria Izabel |
Resumo: | A pesquisa concluída teve como objetivo identificar e problematizar a inserção da obra do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros como conteúdo na disciplina de literatura no currículo do Ensino Médio de escolas estaduais de Dourados-MS, no período de 2004 a 2022. O ano inicial do recorte temporal fixado em 2004 está associado ao primeiro referencial curricular produzido no Estado de Mato Grosso do Sul, onde analisamos as orientações para a disciplina de literatura. Os referenciais foram continuamente reformulados, sendo que a última alteração foi implantada em 2022, através do novo Ensino Médio, alterado pela Lei nº 13.415 (Brasil, 2017), em vigor até hoje. E por este motivo, que este recorte se encerra em 2022. Como metodologia empregamos a análise discursiva e documental, com abordagem teórica fundamentada na perspectiva foucaultiana e em pesquisadores brasileiros dedicados ao tema. Os resultados ressaltaram o impacto da literatura no desenvolvimento das habilidades linguísticas, assim como na ampliação de sua compreensão cultural e histórica. Apesar do reconhecimento da importância da literatura, observamos uma lacuna, frequentemente relegada, entre o reconhecimento de sua importância nas políticas educacionais e sua implementação na experiência em sala de aula inserida na disciplina de Língua Portuguesa. Sobre a presença do poeta Manoel de Barros observamos que sua obra figura quase imperceptivelmente no contexto escolar e, quando contemplada, aparece predominantemente como um recurso para o ensino da língua portuguesa. Nesse sentido, as declarações sobre a relevância da literatura ecoaram nas diretrizes educacionais, mesmo a recente previsão da obra de Manoel de Barros no currículo como uma Unidade Curricular autônoma ainda é limitada, assim como de outros autores da literatura sul-mato-grossense. Esperamos que o estudo contribua para uma reflexão em torno da necessidade de uma revisão e adequação das políticas educacionais na garantia de uma abordagem inclusiva e significativa da Literatura no Ensino Médio, associada ao seu alinhamento nas proposições e nas práticas dos professores. |
Abstract: | The completed research aimed to identify and problematize the insertion of the work of the poet from Mato Grosso do Sul Manoel de Barros as content in the literature subject in the High School curriculum of state schools in Dourados-MS, from 2004 to 2022. The initial year of the time frame set in 2004 is associated with the first curricular reference produced in the State of Mato Grosso do Sul, where we analyzed the guidelines for the literature discipline. The references were continually reformulated, with the last change being implemented in 2022, through the new Secondary Education, amended by Law No. 13,415 (Brazil, 2017), in force until today. It is for this reason that this cut ends in 2022. As a methodology we employ discursive and documentary analysis, with a theoretical approach based on the Foucauldian perspective and Brazilian researchers dedicated to the topic. The results highlighted the impact of literature on the development of linguistic skills, as well as on expanding cultural and historical understanding. Despite the recognition of the importance of literature, we observe a gap, often overlooked, between the recognition of its importance in educational policies and its implementation in the classroom experience within the Portuguese Language discipline. Regarding the presence of the poet Manoel de Barros, we observed that his work appears almost imperceptibly in the school context and, when contemplated, appears predominantly as a resource for teaching the Portuguese language. In this sense, statements about the relevance of literature were echoed in educational guidelines, even the recent prediction of Manoel de Barros' work in the curriculum as an autonomous Curricular Unit is still limited, as is the case of other authors of Mato Grosso do Sul literature. We hope that the study contributes to a reflection on the need for a review and adaptation of educational policies to guarantee an inclusive and meaningful approach to Literature in High School, associated with its alignment in teachers' propositions and practices. |
Palavras-chave: | Literatura no ensino médio Literature in high school Manoel de Barros Manoel de Barros Unidade curricular Curricular unit |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | CABREIRA, Amanda Camargo Rocha. A poesia de Manoel de Barros na disciplina de literatura no ensino médio público de Dourados-MS (2004-2022). 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6479 |
Data do documento: | 3-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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