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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6480
Tipo: | Dissertação |
Título: | Revista Nova Escola e os conhecimentos matemáticos na educação infantil, entre 2000 a 2017 |
Autor(es): | Zucca, Andréia Cristina de Sena Santana |
Primeiro Orientador: | Moreira, Kênia Hilda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alencar, Edvonete Souza de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pessanha, Eurize |
metadata.dc.contributor.referee3: | Furtado, Alessandra Cristina |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ciríaco, Klinger Teodoro |
Resumo: | Esta pesquisa refere-se a um trabalho de dissertação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e à linha de pesquisa “História da Educação, Memória e Sociedade”, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que aborda a revista Nova Escola como fonte, segundo a orientação teórica da Nova História Cultural. Trata-se de um impresso periódico de grande circulação, criado e editado pela Fundação Victor Civita, destinado aos profissionais da educação, cujo início de seu ciclo de vida aconteceu em março de 1986, sendo publicado de forma impressa até meados de 2019, quando passou a ser veiculado na versão de plataforma digital. Investiga-se, neste trabalho, o período entre 2000 a 2017 do referido periódico, por tratar-se de um momento de avanços significativos para a Educação Infantil brasileira, haja vista que, a partir da Constituição de 1988, a implementação e a materialização das políticas criadas no âmbito da Educação Infantil avançaram visivelmente. Ao longo dos anos 2000, a revista Nova Escola se adequou aos avanços ocorridos nessa etapa da educação básica, ampliando o espaço destinado às discussões acerca da educação para crianças pequenas, alterando, inclusive, seu slogan de “A revista do Ensino Fundamental” para “A revista do professor”, e, depois, para “A revista de quem educa”. O recorte temporal da pesquisa foi delimitado até 2017 em função de que, nesse ano, a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) completou o ciclo político-pedagógico de incorporação da Educação Infantil ao conjunto da educação básica, iniciado em 1996 com a emergência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Tal processo foi captado e tematizado pelas páginas de Nova Escola tanto por meio de mudanças editorias em seus slogans, quanto pela publicação de capas, reportagens e seções atestando a relevância da temática acerca da Educação Infantil. A problemática central da investigação indaga sobre como as representações sobre os conhecimentos matemáticos na Educação Infantil foram veiculadas nesse impresso do gênero revista. A fim de responder essa e outras questões subjacentes, toma-se como objetivo geral compreender as representações sobre os conhecimentos matemáticos na Educação Infantil, veiculadas no e pelo impresso periódico Nova Escola durante o período considerado. Para a análise, considera-se o conceito de representação, de Chartier, e o conceito de estratégia, de Certeau. Após o mapeamento das edições da revista, realizou-se a sistematização dos dados identificados e análises para registro e escrita sobre as representações dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil veiculados pela revista Nova Escola durante o período entre 2000 a 2017. |
Abstract: | This research pertains to a dissertation project associated with the Graduate Program in Education [PPGEdu] and the research line “History of Education, Memory, and Society” at the Federal University of Grande Dourados [UFGD]. It examines the Nova Escola journal as a source, guided by the theoretical framework of the New Cultural History. Nova Escola is a widely circulated periodical, created and edited by the Victor Civita Foundation, aimed at education professionals. Its lifecycle began in March 1986, with print publication until mid-year 2019, when it transitioned to a digital platform. This study investigates the period from 2000 to 2017 of the aforementioned periodical, which marks significant advancements in Brazilian Early Childhood Education. Since the 1988 Constitution, the implementation and materialization of policies in Early Childhood Education have notably progressed. Throughout the 2000s, Nova Escola adapted to these advancements in basic education, expanding its coverage on early childhood education discussions and changing its slogan from “A revista do Ensino Fundamental” to “A revista do professor”, and later to “A revista de quem educa”. The temporal scope of the research extends to 2017, as this year marks the enactment of the Common National Curriculum Base [BNCC], completing the political pedagogical cycle of incorporating Early Childhood Education into the basic education system, initiated in 1996 with the emergence of the Law of Guidelines and Bases of Education [LDB]. This process was captured and discussed in the pages of Nova Escola through editorial changes in its slogans and the publication of covers, reports, and sections highlighting the importance of Early Childhood Education. The central issue of this investigation questions how representations of mathematical knowledge in Early Childhood Education were conveyed in this magazine. To address this and other underlying questions, the general objective is to understand the representations of mathematical knowledge in Early Childhood Education, as conveyed in and by the Nova Escola journal during the considered period. For the analysis, the concepts of representation by Chartier and strategy by Certeau are considered. After mapping the editions of the magazine, the identified data will be systematized and analyzed for documentation and writing about the representations of mathematical knowledge in Early Childhood Education conveyed by Nova Escola from 2000 to 2017. |
Palavras-chave: | História da Educação History of education Impressos periódicos Printed periodicals Revista Nova Escola Nova Escola journal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | ZUCCA, Andréia Cristina de Sena Santana. Revista Nova Escola e os conhecimentos matemáticos na educação infantil, entre 2000 a 2017. 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6480 |
Data do documento: | 3-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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